E se Harry Potter fosse fruto de uma mente doentia?
Alguma vez algum de você, fã de Harry Potter, já se perguntou isso? É um
questionamento com o qual eu, particularmente, nunca havia me deparado antes.
Isso mudou agora.
Como vocês devem saber, porque já noticiamos, a Warner vai lançar a
Wizard's Collection, um box completíssimo da saga Harry Potter para nenhum fã
colocar defeito. Daí que no meio de tantas horas de extras, existe uma conversa
entre o roteirista de quase todos os filmes, Steve Kloves, e a autora, J.K. Rowling. É nesse
contexto que surge a pergunta do título do post. Veja o trecho no vídeo abaixo
(e depois confira a tradução):
Steve Kloves:
Havia essa parte no roteiro, quando ele estava no armário debaixo da
escada, inventei para ele uma aranha chamada Alastor, com quem ele conversava.
E ele pegava soldadinhos quebrados da lixeira e os alinhava na prateleira. Esse
exército quebrado que Duda jogou fora. E ele costumava conversar com eles e a
questão é que ele parecia ligeiramente louco quando escrevi o primeiro
rascunho. Quando Hagrid aparecia, você achava que ele havia saído de sua
imaginação por um segundo. Ele havia convocado esse cara."
J.K. Rowling então completa dizendo:
Acho que esta questão é fabulosa e que conversa com perfeição com a verdade
dos livros, porque já me sugeriram, mais de uma vez, que Harry enlouqueceu
no armário debaixo da escada e que tudo que aconteceu subsequentemente foi
algum tipo de vida fantasiosa que ele desenvolveu para se salvar."
Depois dessa fala alguns fãs do bruxo ficaram completamente insanos. Muitos
acreditam que com essa declaração, a história de Harry perde totalmente seu
objetivo. Outros pensam que J.K. Rowling não deveria ter tocado no assunto,
porque esse pensamento não faz o menor sentido dentro do enredo. Alguns ainda
confirmam que não há nada nos livros, ou nos filmes, que minimamente sugira essa hipótese.
A verdade é que J.K. criou esse mundo em sua cabeça e milhares de partes
dele não viram a luz. Ela falar que existem pistas na história que indiquem alguma demência não quer dizer que essa seja a verdade absoluta. Isso se é que
existe uma verdade absoluta. Essa reflexão pode ser apenas mais uma leitura para
a história que conquistou milhões de pessoas. Agora, dizer que essa ideia
destrói inteiramente a saga é uma besteira enorme. No mínimo isso a tornaria
ainda mais densa, crua e impactante.
É arrebatador demais pensar que a última frase da saga, "Tudo estava
bem", signifique "Tudo estava bem no mundo particular de Harry". Assim,
torna-se ainda mais sombrio e melancólico Dumbledore afirmar que "A indiferença
e o abandono muitas vezes causam mais danos do que a aversão direta".
Eu, particularmente, acho que não é porque ela diz (e ela não afirma, apenas coloca como um hipótese) que isso torna uma verdade universal. Harry Potter vai além-autora. Alias, isso é uma das coisas mais bacanas da série, sua possibilidade de expansão. Mas, também acho que essa informação à la ~A Ilha do Medo~ é bem desnecessária pra se levantar, nessa altura do campeonato... Embora isso, de maneira alguma, desqualifique a saga. Quando às pistas dessa possível leitura dentro dos livros/filmes, acho que temos a conversa de Harry e Dumbledore na Kings Cross imaginária, quando o segundo diz que não é porque está na sua cabeça, que não signifique que não seja verdade.
A mesma JK já disse que na cabeça dela a história nunca vai acabar, mas acho que alguns detalhes dessas reflexões ela deveria guardar pra ela por que isso realmente abala muito o leitor, impossível olhar pra história agora sem fazer essa pergunta, não gostei.
É o que eu mais gosto na saga: a possibilidade de haver mil possibilidades, em especial, como você citou, o papo de Harry e Dumbledore na suposta King's Cross. Aliás, é a parte mais genial de toda a história, se querem saber minha opinião. Também não acho que essa declaração desqualifique a saga, pelo contrário: gosto de pensar que Harry vivia numa espécie de loucura particular.
Já li isso, não gostei perde a graça sim pelo menos pra mim eu preferia não saber, poxa eu fiquei triste , qdo você é criança vc quer viver isso mas não pode e então eles podiam era fantástico. Ele deveria não ter falado essa besteira, pelo menos vão ter o ki falar da série outra vez.
Já li isso, não gostei perde a graça sim pelo menos pra mim, eu preferia não saber, poxa eu fiquei triste , qdo você é criança vc quer viver isso mas não pode e então aparecem eles podendo, era fantástico. Ela deveria não ter falado essa besteira, pelo menos vão ter o ki falar da saga outra vez.
Eu acho que faz sentido esse pensamento, quando Harry encontra Dumbledore no limbo o velho enfatiza esse ponto "é claro que tudo está acontecendo em sua cabeça, Harry". É tudo fantasia, minha gente!
Para quem viu o vídeo e ENTENDEU de fato o que foi dito, fica claro que ela apenas comenta a sugestão desse ponto de vista da história e fala que várias pessoas já haviam tido essa mesma impressão ao ler o livro. Em nenhum momento ela fala: "Realmente Harry é louco e imaginou tudo o que aconteceu" como já disseram, uma das coisas mais ricas em Harry Potter é a imensa possibilidade de interpretações de cada acontecimento. O povo cria caso por qualquer coisa! rsrs
O mais louco é conseguir gostar disso, porém gostando, o que muda?! Os fãs tem que parar de ser chatos fanáticos e admirar uma história... por mais que chata.
Seria o mesmo que Hoje é Dia de Maria, que tem toda uma história fantasiosa, mas que no último capitulo, não passou de delirios de uma menina que estava com febre.
Acho genial essas sacadas sobre um roteiro e historia, isso de ver detalhes e possíveis situações que outras pessoas não viram. Os fãs são criaturas chatas e geralmente não aceitam o fato do seu queridinho ter uma falha, que na minha opinião seria uma melhoria em toda a historia de HP. Poderiam ter feito como fizeram com o filme de Sucker. http://www.ojovemescritor.com/2012/01/filmes3-sucker-punch-mundo-surreal.html
'porque já me sugeriram, mais de uma vez, que Harry enlouqueceu no armário debaixo da escada' JÁ SUGERIRAM ISSO À ELA, TERCEIROS SUGERIRAM, MAS ELA NÃO CONFIRMOU NADA. INTERPRETEM DIREITO
Com toda certeza foi um declaração polêmica, mas de forma alguma desmerece a saga, ou muito menos veio da própria J.K, já que o Steve Kloves fala que isso veio da parte dele durante os rascunhos do roteiro, fato, este que não existe Alastor algum, nem nos livros, nem na série, outra não acho necessário os fãs ficarem insanos com isso, já que isso é apenas um fragmento de uma conversa, que obviamente tinha como intuito causar curiosidade e polêmica pra coleção que será lançada em breve, claro que isso não seria necessário né? Mas é a Warner.
Como fã, seria impossível essa versão obscura ser uma realidade dentro do universo da saga, já que por mais que o Harry tenha vivido constantemente mau tratado pelos seus tios, isso não os classifica especificamente como monstros pra causa-ló um dano tão grande quanto esse, afinal isso não é Sucker Punch. Tá mais pra algum pseudo pHD em psicologia querendo criar perfils analíticos sobre o personagem. O Harry sempre será o Harry só... Harry.
AS PESSOAS SUGERIAM A ELA. isso basta :) são interpretações diferentes mas não é o que ela realmente quis dizer. sinceramente não entendi o porque desse post se aqui a tradução está correta
mesmo assim, a historia cada um a interpreta como quer, deixando as palavras a deambular pela mente das pessoas e fazendo-as pensar possíveis cenas que se formam na cabeça de qualquer um, um livro depois de lido o leitor interpreta-o como quiser, temos o exemplo disso quando alguém o tenta resumir, mas na minha opinião todas as possibilidades são óptimas, já que dum lado temos acção e aventura e do outro um fantástico génio que fabrica na sua cabeça uma fantástica saga que ficara para a eternidade.
Seria melhor ter ficado calada, eu mesmo preferia não ter ficado sabendo disso
ResponderExcluirse harry é louco eu sou mais ainda que enlouqueci com a loucura dele.
ResponderExcluirDoida é elta!
ResponderExcluirEu adorei essa nova perspectiva! Espertinha
ResponderExcluirGente, ela não deu certeza de nada! isso fica a cargo do julgamento de cada um! pra mim tanto faz se foi realidade ou n #LadyGagafeelings
ResponderExcluirQuanto drama. E daí se ele for mesmo louco? A saga é a mesma, nada vai mudar.
ResponderExcluirEu, particularmente, acho que não é porque ela diz (e ela não afirma, apenas coloca como um hipótese) que isso torna uma verdade universal. Harry Potter vai além-autora. Alias, isso é uma das coisas mais bacanas da série, sua possibilidade de expansão.
ResponderExcluirMas, também acho que essa informação à la ~A Ilha do Medo~ é bem desnecessária pra se levantar, nessa altura do campeonato... Embora isso, de maneira alguma, desqualifique a saga.
Quando às pistas dessa possível leitura dentro dos livros/filmes, acho que temos a conversa de Harry e Dumbledore na Kings Cross imaginária, quando o segundo diz que não é porque está na sua cabeça, que não signifique que não seja verdade.
A mesma JK já disse que na cabeça dela a história nunca vai acabar, mas acho que alguns detalhes dessas reflexões ela deveria guardar pra ela por que isso realmente abala muito o leitor, impossível olhar pra história agora sem fazer essa pergunta, não gostei.
ResponderExcluirÉ o que eu mais gosto na saga: a possibilidade de haver mil possibilidades, em especial, como você citou, o papo de Harry e Dumbledore na suposta King's Cross. Aliás, é a parte mais genial de toda a história, se querem saber minha opinião. Também não acho que essa declaração desqualifique a saga, pelo contrário: gosto de pensar que Harry vivia numa espécie de loucura particular.
ResponderExcluirVou reler tudo pra descobrir!!!
ResponderExcluirô bestera... ela nao afirmou nada --'
ResponderExcluirJá li isso, não gostei perde a graça sim pelo menos pra mim eu preferia não saber, poxa eu fiquei triste , qdo você é criança vc quer viver isso mas não pode e então eles podiam era fantástico. Ele deveria não ter falado essa besteira, pelo menos vão ter o ki falar da série outra vez.
ResponderExcluirJá li isso, não gostei perde a graça sim pelo menos pra mim, eu preferia não saber, poxa eu fiquei triste , qdo você é criança vc quer viver isso mas não pode e então aparecem eles podendo, era fantástico. Ela deveria não ter falado essa besteira, pelo menos vão ter o ki falar da saga outra vez.
ResponderExcluirIsso só tornaria a história mais interessante ainda, eu acho. rs
ResponderExcluirPensei na conversa de King's Cross na hora! Seria legal se alguém, não necessariamente a JK, reescrevesse desse ponto de vista...
ResponderExcluirEu acho que faz sentido esse pensamento, quando Harry encontra Dumbledore no limbo o velho enfatiza esse ponto "é claro que tudo está acontecendo em sua cabeça, Harry". É tudo fantasia, minha gente!
ResponderExcluirEsse texto é o texto mais incrivel que eu já li! Seerio... Fiquei pensando agora, e se tudo na verdade fosse fruto da imaginação do Harry. *-*
ResponderExcluir..... cara,
ResponderExcluirse eu te conta que só conheço o nome de dois personagens:
Harry, e o Frodo ! ops esse é de outro filme ◔_◔"
quem liga?
Nossa! Realmente é muito drama pra tão pouco!
ResponderExcluirPara quem viu o vídeo e ENTENDEU de fato o que foi dito, fica claro que ela apenas comenta a sugestão desse ponto de vista da história e fala que várias pessoas já haviam tido essa mesma impressão ao ler o livro. Em nenhum momento ela fala: "Realmente Harry é louco e imaginou tudo o que aconteceu"
como já disseram, uma das coisas mais ricas em Harry Potter é a imensa possibilidade de interpretações de cada acontecimento.
O povo cria caso por qualquer coisa! rsrs
eu acho que vc foi o unico que comentou que não liga na verdade, percebeu? kkk
ResponderExcluirO mais louco é conseguir gostar disso, porém gostando, o que muda?! Os fãs tem que parar de ser chatos fanáticos e admirar uma história... por mais que chata.
ResponderExcluirSeria o mesmo que Hoje é Dia de Maria, que tem toda uma história fantasiosa, mas que no último capitulo, não passou de delirios de uma menina que estava com febre.
ResponderExcluirAcho genial essas sacadas sobre um roteiro e historia, isso de ver detalhes e possíveis situações que outras pessoas não viram.
ResponderExcluirOs fãs são criaturas chatas e geralmente não aceitam o fato do seu queridinho ter uma falha, que na minha opinião seria uma melhoria em toda a historia de HP. Poderiam ter feito como fizeram com o filme de Sucker.
http://www.ojovemescritor.com/2012/01/filmes3-sucker-punch-mundo-surreal.html
Abraço, belo post
Tolkien do it better nobies~
ResponderExcluir'porque já me sugeriram, mais de uma vez, que Harry enlouqueceu no armário debaixo da escada' JÁ SUGERIRAM ISSO À ELA, TERCEIROS SUGERIRAM, MAS ELA NÃO CONFIRMOU NADA. INTERPRETEM DIREITO
ResponderExcluirAchei C.S. Lewis . Achei Crônicas de Nárnia .
ResponderExcluirtexto exceleeeente Mauro , meu orgulho é vc irmão .
Com toda certeza foi um declaração polêmica, mas de forma alguma desmerece a saga, ou muito menos veio da própria J.K, já que o Steve Kloves fala que isso veio da parte dele durante os rascunhos do roteiro, fato, este que não existe Alastor algum, nem nos livros, nem na série, outra não acho necessário os fãs ficarem insanos com isso, já que isso é apenas um fragmento de uma conversa, que obviamente tinha como intuito causar curiosidade e polêmica pra coleção que será lançada em breve, claro que isso não seria necessário né? Mas é a Warner.
ResponderExcluirComo fã, seria impossível essa versão obscura ser uma realidade dentro do universo da saga, já que por mais que o Harry tenha vivido constantemente mau tratado pelos seus tios, isso não os classifica especificamente como monstros pra causa-ló um dano tão grande quanto esse, afinal isso não é Sucker Punch. Tá mais pra algum pseudo pHD em psicologia querendo criar perfils analíticos sobre o personagem. O Harry sempre será o Harry só... Harry.
AS PESSOAS SUGERIAM A ELA. isso basta :) são interpretações diferentes mas não é o que ela realmente quis dizer. sinceramente não entendi o porque desse post se aqui a tradução está correta
ResponderExcluirmesmo assim, a historia cada um a interpreta como quer, deixando as palavras a deambular pela mente das pessoas e fazendo-as pensar possíveis cenas que se formam na cabeça de qualquer um, um livro depois de lido o leitor interpreta-o como quiser, temos o exemplo disso quando alguém o tenta resumir, mas na minha opinião todas as possibilidades são óptimas, já que dum lado temos acção e aventura e do outro um fantástico génio que fabrica na sua cabeça uma fantástica saga que ficara para a eternidade.
ResponderExcluirJeane sempre tão perfeita! Têm lógica a hipótese, no fundo todos pensam assim. ;*
ResponderExcluir