M.I.A. lança um urgente e grandioso clipe para o seu novo single, “Borders”



Promessa é dívida. M.I.A. lançou em julho o curta-metragem Matahdatah Scroll 01 Broader Than A Border, que servia como clipe da faixa "Swords". Na época, ela já havia prometido que lançaria em breve uma segunda parte, contendo outra música inédita do sucessor do disco Matangi (2013), que embora já tenho o título Matahdatah, ainda não tem data para chegar ao mercado.

Tal nova canção é "Borders", liberada na semana passada, e o seu prometido vídeo, "Matahdatah Scroll 02 Borders", já se encontra entre nós.

Ele é provavelmente o clipe mais catártico, político e urgente da rapper desde "Born Free". E não é pelo teor chocante desse exemplo, e sim pelo contexto em que está sendo lançado, num mundo passando por diversos conflitos militares, nos quais quem acaba pagando (com a vida, em boa parte dos casos) são os civis.

Dirigido pela própria cantora, a produção a mostra cantando de forma propositalmente apática em meio a diversos refugiados de guerra, que precisam atravessar cenários desérticos, mares e barreiras. É realmente um soco no estômago vê-los formando, com os próprios corpos, as palavras "Vida", um grande navio e flores à deriva.

Update 17/02/2016: O clipe foi finalmente disponibilizado na conta Vevo/Youtube da M.I.A. Confira novamente abaixo e aproveite para ouvir a recém-divulgada "Temple", parceria dela com DJ Baauer e G-Dragon.


quedelicianegente.com