Saiba os detalhes do Pottermore, novo projeto de J.K. Rowling


Pra aproveitar a onda de publicidade envolvendo o lançamento do filme Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2, há alguns dias atrás, a autora da série de livros, J.K. Rowling, lançou uma charada on-line, envolvendo códigos numéricos espalhados por diversos fansites do bruxo no globo. A resposta da charada era a palavra Pottermore, que só pelo nome ("mais Potter") já deixou todo o fandom em desespero, onde surgiram diversas especulações, e entre as mais plausíveis estava a possibilidade do lançamento da famigerada enciclopédia do universo mágico que J.K. pretendia lançar algum dia.
Logo em seguida um site oficial foi lançado, contando apenas com o logotipo do projeto e a frase "em breve" (agora atualizado), e também o canal JKRowlingAnnounces no Youtube, que continha um contador, marcando o tempo que faltava para a autora revelar do que se tratava o babado.
Bom, promessa é dívida, e J.K. contou rapidamente sobre o projeto, no vídeo abaixo, que conta também com uma linda animação (em seguida a transcrição, by ScarPotter). Ela também participou de de uma coletiva de imprensa, hoje de manhã, no Victoria and Albert Museum, onde contou maiores detalhes.



Treze anos depois que o primeiro livro de Harry Potter foi publicado, ainda estou impressionada e encantada pela resposta que a as histórias tiveram. Mesmo que o sétimo livro e o oitavo filme tiveram sua conclusão, ainda recebo centenas de cartas toda semana e os fãs de Harry permanecem tão entusiasmados e criativos como sempre foram. Então gostaria de usar esta oportunidade para agradecer a vocês, porque nenhum autor poderia ter pedido por uma comunidade leitora mais maravilhosa, diversificada e leal.
Estou emocionada em dizer que agora posso dar a vocês algo único. Uma experiência de leitura on-line diferente de qualquer outra. É chamada Pottermore. É a mesma história, com algumas adições cruciais, a mais importante é você. Assim como a experiência de ler necessita que a imaginação do autor e do leitor trabalhem juntas para criar a história será o Pottermore, que será construído, em parte, por você, leitor. A geração digital terá condições de usufruir de uma experiência on-line de leitura segura, única construída em torno dos livros de Harry Potter. Pottermore será o lugar em que os fãs de qualquer idade poderão compartilhar, participar e redescobrir as histórias. Também será o lugar exclusivo para comprar livros narrados em áudio, e pela primeira vez, eBooks da série Harry Potter.
Também estarei envolvida, pois compartilharei informações adicionais que estive acumulando por anos sobre o mundo de Harry Potter.
Pottermore está aberto para todos, mas poucos sortudos poderão entrar mais cedo e ajudar a moldar a experiência. Simplesmente siga a coruja. Boa sorte!"

Ok, mas afinal o que é esse negócio? Pelo que a autora falou no anúncio e coletiva, mais algumas informações vazadas e especulações de alguns veículos de imprensa (por exemplo, "MORE" seria a sigla de "Multiplayer Online Role-playing Experience") é o seguinte:



Pottermore será um portal que misturará rede social, com leitura on-line, com jogos on-line/off-line (há rumores que varinhas estarão espalhadas no mundo real em alguns países) e merchan, claro. Alguns fãs "importantes" (dentre eles, certeza, que Melissa Anelli e Emerson Spartz, webmasters dos fansites The Leaky Cauldron e MuggleNet respectivamente, estarão) terão a chance de participar antes. Mas logo depois todo mundo que quiser poderá, à partir de Outubro. E ao ingressar, você será, por exemplo, selecionado para uma casa de Hogwarts (yes baby, não poderá escolher).



Creio que será um tipo de leitura interativa. Onde você lerá novamente as histórias dos livros, com informações adicionais, mas também participará, e a modificará, até certo parâmetro.
Se existe uma história com grande possibilidade de "universo expandido", essa história é Harry Potter. O que já é bastante conhecido entre os fãs, principalmente através das fanfics. E a autora possui MUITAS informações adicionais, que não estão nos livros, como diversas anotações sobre a história pessoal de cada personagem, fatos históricos da "Bruxidade", e outros detalhes interessantes (banais pra quem não é fã), no mesmo estilo dos contidos nos já publicados livros Quadribol Através do Séculos, Animais Fantásticos e Onde Habitam e Os Contos de Beddle, O Bardo. J.K. já revelou que falará sobre a paixão por um trouxa que Minerva teve quando jovem, e como Válter e Petúnia Dursley se conheceram.



Parece meio vago, eu sei, também não tenho a menor ideia de como conseguirão integrar tudo isso. O projeto é interessante, mas pelo o que foi revelado até agora soa meio, hum, "desnecessário", uma vez que o fandom potteriano já é bastante organizado em diversos sites, fóruns e jogos on-line similares, e eventos que acontecem na realidade. Então, a única coisa que fez meus olhos brilharem foi a promessa de informações novas sobre a série. Mas vamos esperar. E sigam as corujas!


_

6 comentários :

  1. Eu não entendi pohan nenhuma, mais amei. Vamos esperar esse livro-rede social vulgo joguinho de RPG com muita esperança *-*

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso, mal posso esperar.

    ResponderExcluir
  3. Ok, tenho que terminar meu TCC durante as férias de julho, pra poder passar o dia no joguinho depois. AHAHAHAH

    ResponderExcluir
  4. "Sigam as corujas? Pq não pode ser sigam as borboletas?"

    Só substituir a palavra "corujas" por "aranhas" e vc descobrirá que é viciado em Harry Potter.

    ResponderExcluir
  5. AAAAAAAAAAAAAA estou louca para ver tudo isso. Fui uma das um milhão de pessoas a poderem acessar o pottermore antes de todo mundo. xD

    ResponderExcluir