Philip Pullman lançará nova trilogia passada no universo de “As Fronteiras do Universo”!



Revivias is the new black. Podemos juntar mais um nome à sagas como Harry Potter, Star Wars e Jurassic Park, que estão sendo reexploradas em diversas plataformas: As Fronteiras do Universo.

Para quem não se lembra, a premiada série literária de Philip Pullman, um dos poucos escritores de literatura fantástica vivos igualmente aclamado pelo público e acadêmicos, será transformada num seriado de TV. O programa, anunciado no fim de 2015, está nas mãos da BBC e das produtoras Julie Gardner e Jane Tranter, conhecidas por seu trabalho em Doctor Who.

A história se passa em três livros, A Bússola de Ouro, A Faca Sútil e A Luneta Âmbar, cujo primeiro foi adaptado para os cinemas em 2006, num filme que mal pincelou sua grandiosidade e teor crítico. Nele, acompanhamos a orfã Lyra Belacqua, uma menina criada numa versão alternativa de nosso mundo, governado pelo tirânico governo clérigo Magisterium, onde todos os humanos portam "daemons", uma manifestação da própria alma no formato de animal.

Tal produção permanece sem notícias divulgadas, mas há uma novidade tão exitante quanto (ou mais) sobre o assunto: o autor anunciou uma nova trilogia intitulada The Book of Dust (O Livro do Pó, em tradução livre) e deu várias detalhes dela!

Sim, se passará no mesmo universo de Fronteiras e terá Lyra como o ponto central. Mas, de acordo com Pullman, não será nem um prelúdio, nem uma sequência. "Não se passa nem antes nem depois, mas ao seu lado", explicou em seu site oficial. "É uma história diferente, mas há cenários que leitores da série vão reconhecer e personagens que já encontraram antes. Além disso, haverão personagens novos, incluindo um garoto comum que, junto de Lyra, se vê em uma aventura assustadora que o leva para um novo mundo".

A trama mostrará a origem da personagem e como ela foi parar nas Faculdade Jordan, e a seguirá até estiver com 20 anos, iniciando a vida adulta. Será que vamos ver mais da relação de Marisa Coulter e Lorde Asriel e toda a treta que se envolveram?

Claro, o contexto político/científico do entorno será explorado. "Por que voltar ao mundo de Lyra? Pó. Questões sobre essa misteriosa substância já causavam problemas 10 anos antes de 'Fronteiras do Universo' e, no centro de 'The Book of Dust', está uma luta entre uma organização despótica e totalitária, que quer reprimir especulações e investigações, contra aqueles que acreditam que pensamentos e voz devem ser livres". Ou seja: vai ter mais polêmica sim!

O primeiro volume da trilogia chega às livrarias gringas em 19 de outubro.
quedelicianegente.com