“Nina”, controversa cinebiografia de Nina Simone com Zoe Saldana ganha trailer



Atualmente questões envolvendo a representatividade e empoderamento de minorias são assuntos bastante recorrentes. A inclusão de negros, lésbicas, gays, bissexuais, pessoas transgêneras e travestis é saudável tanto para o mercado como para a sociedade - e quem insistir em contrariar essa tendência certamente cairá no ostracismo.

Devido a acontecimentos recentes, como a ausência de atores negros entre os indicados ao Oscar, esse primeiro recorte ganha destaque, tornando-se um contexto oportuno para Nina, filme sobre a lendária Nina Simone, que ganhou trailer hoje.

Dirigido e escrito por Cynthia Mort, a produção será protagonizada por Zoe Saldana. A atriz de Avatar, Guardiões da GaláxiaStar Trek, no entanto, também acabou sendo o centro dessas discussões, por precisar usar prótese nasal e escurecer o seu tom de pele com maquiagem para viver a personagem-título. Mary J. Blige inicialmente ficaria com o cargo, mas precisou desistir do papel em detrimento de outros projetos que tinha na época das filmagens.

A primeira prévia em vídeo da cinebiografia da cantora, compositora, pianista e ativista foca nos anos em que Nina viveu na França e seu temperamento instável, fruto de sua bipolaridade. Além disso, no auxílio dado por seu assistente e futuro empresário Clifton Henderson, interpretado por David Oyelowo.



Recentemente, na já citada premiação do cinema, o doc What Happened, Miss Simone? sobre a artista, de Liz Garbus, concorreu a categoria de "Melhor Documentário" e perdeu para Amy, de Asif Kapadia.

Apesar da boa notícia para os fãs da deusa do soul, a produção foi marcada por diversas postergações da data de lançamento e problemas, além da controversa escolha da protagonista. A diretora chegou a processar os produtores por mudar o filme; e Lisa Kelly Simone, filha de Simone que foi produtora executiva do documentário da Netflix, ficou descontente com o roteiro por dar crédito demais a Henderson pela carreira de sua mãe e ofuscar o protagonismo da cantora.

Seja como for, a estreia do filme está marcada para 22 de abril nos cinemas dos EUA.
quedelicianegente.com