Resumão Oscar 2016: Leo levou, Lady Gaga não, Glória Pires também não (mas devia)



E finalmente rolou a grande noite! Nesta virada de domingo para segunda aconteceu no Teatro Dolby, em Los Angeles, o Academy Awards, ou simplesmente Oscar 2016, o evento que premia os principais nomes da indústria cinematográfica.

A 88ª edição da premiação teve um contexto prévio envolto de polêmicas; dentre as quais a escolha por não haver performance da cantora trans Anohni, indicada à melhor "Melhor Canção Original" por seu trabalho com J. Ralph; bem como a ausência de indicações a atores negros, o que provocou uma série de decisões quanto a abordagem do prêmio, como vocês verão a seguir.

Como nem tudo é assunto sério, o Oscar também rendeu momento engraçados e uma série de memes. Tentamos abordar um pouco de cada um desses lados em mais um de nossos tradicionais posts resumões. Claro, também temos o red carpet, performances musicais e a lista completa dos ganhadores. Basta clicar em "leia mais".





Separamos vários looks de lindas e lindos que passaram pelo tapete vermelho - veja na galeria. Mas não podemos deixar de abrir parenteses ao encontro de Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, o casal de Titanic (1997), durante o momento.

Red Carpet Oscar 2016 | quedelicianegente.com



A já comentada falta de diversidade da premiação foi o principal mote da noite, marcada por uma espécie de "clima de desculpas". E isso foi detonado de formas bem distintas. Como o controverso monólogo inicial do apresentador, Chris Rock, carregado de ironia e críticas implícitas.



Tal abordagem dividiu opiniões e ainda foi vista em esquetes, como a que incluiu os atores negros Whoopi Goldberg, Leslie Jones e Tracy Morgan em cenas dos indicados a "Melhor Filme":



Mas o tema foi tratado de outra maneira com Cheryl Boone Isaacs, a presidente da Academia, falando das mudanças nas políticas e métodos de escolha da organização nos próximos anos, recém-anunciadas após tamanha pressão social.



Outro momento rápido, mas interessante, foi com a atriz e comediante Sarah Silverman falando sobre a canalhice do personagem James Bond com relação às bond-girls, ao apresentar a entrada de Sam Smith para cantar "Writing's On The Wall".



Contrariando as previsões e a maioria da torcida internética (que era para Gaga), Sam Smith ganhou na categoria de "Melhor Canção Original". Nosso coração ficou um pouco mais apaziguado porque o rapaz dedicou o prêmio à comunidade LGBT.



Discursos com teores importantes também foram o do diretor Alejandro Iñárritu, que, como latino, bateu na tecla da falta de diversidade e oportunidades na indústria do cinema:



E Leonardo DiCaprio, que criticou os governos e grandes organizações que estão destruindo o meio-ambiente, colocando em risco o futuro das gerações futuras e daqueles que vivem às margens da sociedade:



Antes da apresentação de Lady Gaga, o próprio vice-presidente estadunidense, Joe Biden, subiu aos palcos para promover a campanha Its On Us, visando combater a violência sexual.



Agora um fator à parte foi Glória Pires. A atriz foi convidada pela Globo para ser uma das comentaristas de sua cobertura, as observações quase monossilábicas e bastante sinceras que fez renderam uma infinidade de memes na Internet. Separamos algumas dessas perólas:





<





Sam Smith fez a primeira performance musical, com sua canção tema de 007 Contra Spectre.



Seguido pela sexy e circense apresentação de "Earned It" do The Weeknd para Cinquenta Tons de Cinza.



E, por fim, a visceral e poderosa performance de Lady Gaga com "Til It Happens To You", composta com Diane Warren para The Hunting Ground, documentário que denuncia os casos de violência sexual nas universidades americanas. Em seu desfecho, ainda houve a aparição de sobreviventes desses abusos no palco, com mensagens de apoio escritas nos braços. A plateia aplaudiu em pé.





Em primeiro lugar [momentos de tensão]...



... O Leonardo DiCaprio FINALMENTE ganhou um Oscar!







Em segundo lugar, com seis estatuetas, o grande ganhador da noite foi Mad Max: Estrada da Fúria, que ganhou praticamente todas categorias técnicas - ironicamente não na que era mais esperada, "Melhor Fotografia". Seguida de O Regresso com três. E de Spotlight - Segredos Revelados, com dois, incluindo a principal, "Melhor Filme". Confira a lista completa:

Melhor Filme: Spotlight - Segredos Revelados
Melhor Diretor: Alejandro G. Iñárritu - O Regresso
Melhor Atriz: Brie Larson - O Quarto de Jack
Melhor Ator:Leonardo DiCaprio - O Regresso
Melhor Ator Coadjuvante: Mark Rylance - Ponte dos Espiões
Melhor Atriz Coadjuvante Alicia Vikander - A Garota Dinamarquesa
Melhor Roteiro Original: Josh Singer, Tom McCarthy - Spotlight - Segredos Revelados
Melhor Roteiro Adaptado: Charles Randolph, Adam McKay - A Grande Aposta
Melhor Animação: Divertida Mente
Melhor Documentário em Curta-Metragem: A Girl In The River: The Price Of Forgiveness
Melhor Documentário em Longa-Metragem:Amy
Melhor Longa Estrangeiro: Filho de Saul - Hungria
Melhor Curta-Metragem: Stutterer
Melhor Curta em Animação: Bear Story
Melhor Canção Original: Writing's On The Wall - 007 Contra Spectre
Melhor Fotografia: O Regresso
Melhor Figurino: Mad Max: Estrada da Fúria
Melhor Maquiagem e Cabelo: Mad Max: Estrada da Fúria
Melhor Mixagem de Som: Mad Max: Estrada da Fúria
Melhor Edição de Som: Mad Max: Estrada da Fúria
Melhores Efeitos Visuais: Ex Machina
Melhor Design de Produção (Direção de Arte): Mad Max: Estrada da Fúria
Melhor Edição: Mad Max: Estrada da Fúria
Melhor Trilha Sonora: Ennio Morricone - Os Oito Odiados
quedelicianegente.com