Reserve meia horinha e assista o incrível e empoderador documentário “Bichas”



Se você tem bastante gente militante nas redes sociais, possivelmente já deve ter visto no feed alguém falando sobre Bichas. Disponibilizado ontem no Youtube, o documentário já acumula quase 20 mil visualizações até o momento, mas merece ter mais. Muito mais.

Idealizada por Marlon Parente, a produção é cenograficamente simples, mas de um conteúdo incrível. Basicamente, é uma coletânea, com pouco mais que meia hora, de relatos de vida de Bruno Delgado, Igor Ferreira, Italo Amorim, João Pedro Simões, Orlando Dantas e Peu Carneiro com relação ao fato de serem gays.

Cada um conta como descobriu sua sexualidade, como foram reprimidos por ela desde a infância, como contaram para a família, qual foi a reação e por aí vai. As histórias vão te fazer rir, te fazer ficar puto-da-vida e até chorar em posição fetal - principalmente se você se identificar com o que é contado.

Além de servir, visando o público em geral, como um manifesto pela igualmente, também serve como uma proposta e reflexão para os próprios gays. De pegar a palavra "bicha", sempre usada como um xingamento pela sociedade heteronormartiva, e tomá-la pra si, ressignificá-la como um símbolo de protesto. Somos bichas sim, com orgulho!

Embora focado na letra "G" da sigla LGBT, o recorte não impediu ao doc de explorar pessoas completamente diferentes dentro dela e de entrar, mesmo que rapidamente, por exemplo, em questões raciais. Imperdível.


quedelicianegente.com