Beyoncé retorna de surpresa empoderando a negritude no clipe “Formation”



Queen B está de volta pelo bem de seus súditos. Um dia antes de se apresentar no Super Bowl 2016 ao lado do Coldplay e pouco tempo depois de participar de "Hymn For The Weekend" dessa mesma banda, Beyoncé está de volta, lançando hoje de surpresa o vídeo da inédita "Formation".

Na impactante produção, a cantora reuniu atores, dançarinos e figurantes negros em um canto de resistência afro-americana.

Recapitulando a história, inclusive a recente, dos Estados Unidos, ela aparece em cima de uma viatura submersa nas inundações que afligiram o sul do país, tomando o lugar nas grandes casas dos escravistas da mesma região e rendendo policiais - uma alusão aos assassinatos de negros cometidos pela polícia em 2014. Parece uma versão mais pop, mas não menos poderosa, de "Alright" do Kendrick Lamar.

Destaque também para a participação da lindinha filha da cantora com Jay-Z, Blue Ivy.



Com uma mescla de hip-hop, trap-music, r&b e urban, a canção empodera negros, falando do orgulho de ter cabelo afro, nariz negro e cita New Orleans, Alabama e Luisiana, três estados sulistas com grande população negra nos EUA. Além disso, o Texas também é citado; uma possível referência a uma jovem encontrada morta numa prisão do estado que era integrante da campanha Black Lives Matter.

Além de tudo, da mesma forma que o ANTi da Rihanna, a faixa pode ser baixada gratuitamente pelo serviço de streaming Tidal.
quedelicianegente.com