Retrospectiva 2015 Pt. 7/7: memes, virais, assuntos e polêmicas que marcaram o ano



Pronto, acabou! Chegou o último post de nossa Retrospectiva 2015. Deixamos para o fim os assuntos mais "treta", como as polêmicas que marcaram o ano, mas também há o alívio cômico de comentar os memes e virais que mais bombaram nesse período.

Para quem não viu os demais posts e vai passar o Réveillon fazendo maratona de séries no Netflix, tire uma meia horinha para ler sobre os melhores clipes, os melhores álbuns e melhores capas de álbuns, os maiores hits, melhores singles e revelações musicais, os melhores filmes e melhores séries, os homens e mulheres mais deliciosos do entretenimento e os melhores sites, canais do Youtube e páginas do Facebook.



Senhora? Senhora?:

A cara de pau de uma funcionária pública ganhou o país e foi até notícia fora dele. A Senhora que negou que só batia ponto e depois passeava pela cidade foi perseguida por uma repórter implacável. A situação gerou um número incontável de gifs internet afora, virou jogo para smartphones e por fim fez a gente refletir: quantas vezes quisemos ser a Senhora e conseguir fugir dos problemas apenas correndo eternamente. Quem sabe em 2016.



Manda Nudes:

Enviar fotos nuas para as pessoas provavelmente é algo feito desde que a câmera fotográfica foi inventada. O ato ganhou status de meme quando decidimos inglesar um pouco a palavra e aplicar a frase em questão em todos os aspectos de nossa vida. Não quer continuar uma discussão? Uma nude provavelmente terminaria a briga. Não sabe como se aproximar do crush? Envie alguma imagem pedindo nude pra quebrar o gelo – e de quebra pode ter a sorte de ganhar uma.



Vestido Preto e Azul ou Branco e Dourado?:

A internet mostrou seu poder de viralização em fevereiro quando uma simples questão foi posta em jogo: o vestido é preto e azul ou branco e dourado? A dúvida que surgiu em um Tumblr acabou virando pauta de um dos veículos de comunicação mais tradicional de todos: a TV. A roupa foi parar no Fantástico, com a apresentadora Poliana Abritta usando a peça. Ciência e, claro, muito humor fizeram o assunto virar um dos maiores e mais espontâneos hot topic do ano.



Bela Gil:

O churrasco de melancia nunca mais sairá de nossas cabeças graças à audácia culinária de Bela Gil. A moça mostrou mesmo seus hábitos saudáveis, como escovar os dentes com pó de cúrcuma. Independente de querermos testar, ou não, as ideias de Bela, é inegável que a falta de relação com o que a maioria das pessoas faz colocou Gil em status de meme brasileiro. O que é ótimo, porque sempre que cansarmos de um assunto, podemos substitui-lo por linhaça, por exemplo.



Inês Brasil:

Se teve alguém que nos ajudou a segurar as marimbas que 2015 trouxe, esse alguém foi Inês Brasil. A webcelebridade ressurgiu como uma metralhadora de memes com o vídeo do "Telegrama Legal" e a idolatria da internet brasileira fez até mesmo com que a página oficial do Grammy fosse proibida para usuários do país. Hoje ela é cantora, além de professora de dança, e viaja o Brasil com seus shows que trazem um rugido da pantera atrás do outro. E vambora fazendo.



6. Põe a cara no sol, mona!
7. Meça suas palavras, parça!
8. Maísa - Nhenhenhem
9. Já acabou, Jéssica?
10. Mc Melody



Taylor Swift vs. Serviços de Streaming:

O modo de consumir música mudou. Em meio a ascensão do streaming, Taylor representou o lado contrário à tendência, patenteando palavras, trechos de músicas e retirando da web materiais relacionados à ela que não os oficiais. O assunto é complexo. É preciso discutir para quem realmente é interessante brecar esse movimento, quanto esses serviços pagam, quanto as gravadoras repassam aos artistas e analisar se esse de-grão-em-grão é preferível aos downloads ilegais.

Guerra na Síria e refugiados, ataques em Paris e Charlie Hebdo:

A Guerra na Síria e os refugiados, o Ataque em Paris e o atentado ao jornal Charlie Hebdo tomaram as manchetes em 2015. Misture a crise imigratória provocada pelo conflito e o aumento da xenofobia, a inserção de diversos peões com interesses díspares na disputa, repórteres passando rasteira em imigrantes e charges polêmicas. O resultado explosivo dessa receita provocou mortes para todos os lados. Só não vale ter indignação seletiva.

Branqueamento vs. Representatividade no Entretenimento:

Não é de hoje que vemos atores brancos em papéis de outras etnias. Em pleno século 21, filmes como Deuses do Egito e Peter Pan delatam o padrão hegemônico que a cultura ocidental perpetua. Mas mudanças também devem ser comemoradas. Quarteto Fantástico e a peça Harry Potter and the Cursed Child tiveram negros em papéis interpretados anteriormente por caucasianos. Em Star Wars, há um protagonista negro em uma franquia que sempre teve heróis brancos.

Visibilidade Trans:

Laverne Cox, Jamie Clayton, Lana Wachowski, Caitilyn Jenner, Miley Cyrus, Shamir e Candy Mel foram alguns dos artistas dentro do espectro trans destacados na mídia. As séries Sense8 e Transparent e os filmes Tangerina e A Garota Dinamarquesa também contribuiram para trazer à luz do grande público temas como transfobia, representatividade, direitos e a despatologização da transexualidade. Os passos ainda são tímidos, alguns tortos, mas não devem ser ignorados.

Política brasileira:

O tópico política tornou-se corriqueiro dentro e fora das redes sociais. Com a investigação de corrupção na Petrobras e a decorrente tentativa de impeachment da presidenta Dilma, o debate tornou-se acalorado e ganhou repercussão internacional, que se mostrou contrária à deposição de Rousseff. A crise parece ser uma tentativa de desestabilizar o país e divide opiniões. Mas todos concordam em um ponto: Cunha já está fazendo hora extra na presidência da câmara.

6. Revival nerd (Jurassic Park, Harry Potter, Star Wars)
7. Ocupação nas escolas paulistas
8. Desastre Ambiental em Mariana
9. Casamento igualitário nos EUA
10. MasterChef
quedelicianegente.com