
E justamente por ter acompanhado e ajudado nesse "hype" que, pessoalmente / mentalmente, fui meio prudente ao o que esperar do filme. Afinal, quando se gera expectativa demais sobre algo, há grande probabilidade de frustração... Mas saí ontem da sala do cinema extasiado e muito feliz.
Antes de maiores detalhes (já aviso, com leves spoilers), uma sinopse básica:
Estamos num futuro indistinto e despótico, onde anteriormente era a América do Norte surgiu a nação Panem. Ela é dividida em 12 distritos, controlados pela Capital. Quase 80 anos antes, tais distritos se rebelaram contra o ditador governo, mas sem sucesso. Como forma de punição, e para mostrar quem manda, foram criados os Jogos Vorazes: Uma menina e um menino, de 12 a 18 anos, são escolhidos todos os anos, em cada distrito, e obrigados a participar de um reality show macabro transmitido para toda a nação, onde devem lutar até a morte.
Como protagonista temos Katniss Everdeen, uma garota de 16 anos, moradora do distrito 12, o mais pobre, que se oferece para participar no lugar de sua irmã mais nova, que teve o azar de ser sorteada. Desde então, acompanhamos a garota em sua saída do distrito até a Capital e sua evolução nos Jogos. Em meio a isso surge um triângulo amoroso entre Katniss, Peeta Mellark, o outro participante dos jogos de seu distrito, e Gale Hawthorne, seu companheiro de caça. A história também é cheia elementos míticos, ficção científica, crítica à sociedade do espetáculo, política e revolução.

Um dos principais méritos do filme é conseguir contar esses, e outros detalhes da complexa trama, de maneira didática e criativa, para quem não leu os livros.
Na película há uma "expansão do universo Jogos Vorazes", pois descentraliza a perspectiva dos acontecimentos, que no papel só ocorrem sob a óptica da protagonista. Vale lembrar que tudo foi feito com o aval da autora, que participou do processo de roteirização, juntamente com Billy Ray e Gary Ross (o diretor). Dessa maneira, pela primeira vez, vemos os bastidores dos jogos, como é (incrível!) a sala de controle da arena, flashes do que acontece nos outros distritos, entre outros. Também usam de outros recursos para se "auto explicar", como no vídeo exibido durante a colheita ou nas "alucinações + lembranças" de Katniss às picadas das vespas teleguiadas. Enfim, acertam em ser simplesmente um "filme", antes de ser um "filme baseado num livro".
Outro elemento de suma importância para história, óbvio, é a violência, que no longa também é explorada de forma criativa... Até mesmo pela necessidade de tornar a censura do filme abrangível a diversos públicos. E Gary Ross faz isso através de espertos movimentos de câmera e edição. Sabe aquilo de tremer a câmera, algo meio "documentário" ou filme pseudo-caseiros, como Bruxa de Blair? Então, o diretor utiliza tal recurso - de um jeito moderado e bem colocado, porque é algo cansativo - para mostrar-e-não-mostrar a violência na arena e a morte dos tributos. Sim, há sangue, mas não um banho dele.

Mas o que realmente impressiona no longa é o visual impecável da Capital. A arquitetura é incrível e lembra, propositalmente, uma espécie de "Roma pós-moderna". A decoração dos ambientes idem... GENTE, o que é aquela cadeira "origamesca" no apartamento dos tributos???? E as roupas drag-queen-vitoriana dos habitantes da cidade, então? As roupas flamejantes da Kat e Peeta? Oscar de 'Melhor Figurino' já! Lembrando que esse espetáculo de encher os olhos ""só tinha"" tinha o papel de contrastar com a miséria minimalista dos distritos, mas vai muito além!
Por fim, não podemos esquecer do elenco, em que todos, no mínimo, cumprem decentemente seus respectivos papel. Claro, o destaque, mais do que esperado, vai para a já indicada ao Oscar, Jennifer Lawrence, que consegue traduzir nas telas a mescla de sentimentos (força e coragem x desespero e vulnerabilidade) que compõem a protagonista. E para Elizabeth Banks, que nos curtos momentos em que aparece, consegue criar uma Effie espevitada, caricata e tragicômica ("É MOGNO!").

São por esses, e outros motivos, que se Jogos Vorazes virar (já virou, né?) o próximo fenômeno teen literário-cinematográfico, como a Saga Crepúsculo, pelo menos, se auto-justificará, quanto à qualidade da história e de como foi transportada para as telonas. Algo que, até então, poucos (Harry Potter entre eles) conseguiram.

_

Uma obra prima que nao incomoda todo o hype. Não me dá ciumes em ver tanta gente gostando, nem nada. Dá orgulho.
ResponderExcluir[SPOILER]
E gente, o que foi eu chorando igual uma menina por causa da Rue?
ainda não vi o filme, mas li os livros impulsionada pelo blog e me encantei completamente!
ResponderExcluiragora que li essa crítica tô ainda mais ansiosa pra ver... obrigada por ter sempre as melhoras dicas de todas!
Chorei quase tanto quanto na morte do Dobby... Até porque são contextualmente/visualmente parecidas.
ResponderExcluirConcordo com tudo! A perspectiva que se tem vendo o organizador dos jogos agindo, pensando em como atormentar cada um dos participantes, frio e calculista. Acho que o Josh Hutcherson concenceu muito nas cenas em que precisava demonstrar seu carinho pela Katniss, mas não achei o personagem tão sarcástico e "easy going" no filme quanto no livro. Confesso que fiquei esperando por ele falando para a Katniss tirar a bermuda dele e dar banho...rs...
ResponderExcluirVi o filme ontem e simplesmente amei! Achei genial o modo como explicaram os detalhes da trama e como deixaram no final meio que aberto pro próximo filme, com o presidente snow putissimo <3. kkkkkkk
ResponderExcluirAliás, eu comprei e li 3 os livros depois de ver os posts aqui no blog, e já tem 2 amigos meus lendo por minha causa. QDNG é influencia cultural! kkkkkk
So discordo na parte que a violencia e minimizada por efeitos ! se eu fosse um pouco mais novo com certeza teria pesadelos da Capital me perseguindo kkkkkkkkkk
ResponderExcluirTambém li os livros depois que vi posts aqui. Achei o filme muito foda, apesar de ser longo, não se tornou chato. E pasmem, quando a Rue morreu, apenax todos na sala de cinema fizeram o sinal com os dedos assim como a Katniss. Eu estou enciumado por causa do Josh, só isso IUASUAIUSIAU. Mas dá orgulho de ver a galera comentando positivamente mesmo.
ResponderExcluirGosto muito do blog e assumo que parte do meu interesse surgiu depois de ver referências por aqui. Sobre o filme, gostei muito, mas me incomodou um pouco a relação entre o Peeta e a Katniss. A menina é esperta e mesmo com os sinais que seu conterrâneo deu sobre sua "não traição", no lugar dela, eu nunca confiaria nele... não consegui sentir a transição de sentimentos que ambos apresentaram um pelo outro, achei a coisa meio rápida e que talvez esteja melhor expressada no livro (que ainda não li). Reconheço que esperava um pouco mais de "filhadaputisse" e reviravoltas mercenárias do Peeta no final do filme,... acho que curtiria muito mais a personagem caso isso acontecesse.
ResponderExcluirDe qualquer forma, curti tanto que acabei de encomendar os três livros.
Ps.: acho que no final das contas, tbem perdoaria o Peeta... ele é lindo!
ResponderExcluirAdmito que me interesse pelos livros depois que vi os post no blog. Me senti extremamente contente em ver o filme e achei ele fabuloso. Dava para ser melhor? Sem dúvidas! Mas devido ao fator "Classificação etária" e "Duração do filme" muito teve que ser retirado.
ResponderExcluirA única coisa que mudaria pois são criticas apontadas nao soh por quem leu os livros mas por quem não sabia de nada, é a contagem dos dias dentro da arena. No filme isso se perde um pouco e parece que tudo ocorreu em uma semana ou menos. Por exemplo, o tempo que ela passou com a Rue pareceu no máximo 2 dias, quando na verdade foi quase uma semana. Acho que essa legenda com os dias daria uma dramaticidade e impactaria mais na duração que os jogos podem ter.
E a cena da caverna ficou mto condensada, mto resumida. Passou a mensagem mas superficialmente, eu achei. É por causa dessa sequencia de cenas que ela começa a se confundir nos sentimentos com Peeta, e no filme não ficou tão claro que ela sentia algo por Gale, não de dentro da arena, apenas o contrário, que Gale era apaixonado por Catnip.
O filme é, sem dúvidas, uma das melhores adaptações que já vi, e espero que a qualidade só melhore, conforme seu orçamento suba. Rs
Suzanne, sua linda! <3
Curti muito. Correspondeu minhas expectativas. É fiel ao livro mas criando também perspectivas diferentes da narradora.
ResponderExcluirAdorei o filme,acabei de ver e gostei bastante... vou ler os livros... achei que as cenas de "romance" ficaram na medida,o romace do filme ficou mais no "clima" que existe entre a Katniss e Peeta eles tem uma quimica muito grande que foi explorada em algumas cenas durante o filme ou seja NA MEDIDA CERTA! odeio coisas melosas demais!!!
ResponderExcluirAté minhas amigas pararam no meio do filme pra me zoar u.u Chorando igual uma menina D:
ResponderExcluirEu adorei o filme. Não criei uma expectativa exageradamente alta, então fiquei bem satisfeito. Espero que os próximos sejam melhores ainda! E realmente amei a Effie *-* É MOGNO! AIUSHASIAUH
ResponderExcluirÉdipo, adorei sua crítica. Achei super fundamentado isso, pois de que basta você ter um filme baseado num livro sem ser voltado a todo o público? Enfim... Eu virei fãzaça da trilogia, fiquei encantada com os livros... E no filme amei todas as cenas, super bem feitas. Fora o lance da visão "de fora" porque isso não tinha no livro mesmo. O maior destaque além da produção, são as performances de praticamente todos os atores (eu achei o Liam bem fraquinho), principalmente o Josh Hutcherson (esse liiiiiiindo, gostoso, delícia, fofura, tudo!!!) e o Stanley Tucci! E claro, a Jennifer Lawrence, encarnou a Katniss de cabo a rabo, foi perfeita!!! Essa menina não é pouca bosta não hahaha :)
ResponderExcluirPosso dizer também que graças ao QDNG eu tomei interesse pelo filme e pelos livros, e fui correndo lê-los <3 e eu não me arrependo!!! Acho muito melhor do que Crepúsculo e Harry Potter, até pela mensagem subliminar que a história tem, vai muito além de Katnisses, Peetas e Gales... :)
Tio Gary Ross, produza logo Em Chamas, por favor?
Foi uma das melhores adaptações literárias em anos, sem dúvida. Teve alguns cortes como de costume mas nada que prejudica-se muito a história (vulgo Percy Jackson), o filme ficou incrível, assisti na sexta mas até hoje não paro de pensar nele, cada cena, cada detalhe adicionado. Sou mega fã de Harry Potter mas (acho) que nem ele conseguiu ser tão fiel assim.
ResponderExcluirEu li o livro por causa do blog de vcs! :D amei o filme
ResponderExcluirAdorei o filme :D
ResponderExcluir