O Doria pira! Listamos sete grafiteiros com trabalhos inspirados na cultura pop!



Dando continuidade à proposta on demand de fazermos mais publicações nas áreas de arte e design, resolvemos pensar num post especial de um assunto que está bastante em voga: Street art.

O tema causou polêmica neste início de ano devido ao "Cidade Linda". Programa idealizado pelo prefeito de São Paulo, João Doria, que, entre as diversas iniciativas, fez um mutirão para pintar de cinza diversos pontos da cidade conhecidos por sua enorme variedade de grafites e pichações.

Diversos questionamentos tomaram as redes sociais e rodas de conversas. O que é grafite? O que é pichação? Quem diz o que é e o que não é arte? Adianta definir espaços fixos para esse tipo de manifestação, se justamente o fator 'manifesto' e o fato de estarem disponível a todos fazem parte de seu DNA?

Pensando nisso, resolvemos listar alguns artistas do ramo que usam técnicas de estêncil, sticker, colagem, pintura e grafite, e incluem elementos da cultura pop em seus trabalhos.

Banksy

Nacionalidade: britânico.
O que faz: grafite, estêncil, sticker e esculturas.
História: o nome mais famoso dessa lista começou fazendo estêncil em lugares proibidos e, aos poucos, ganhou fama pela sua ousadia e o teor crítico do seu trabalho. Mantendo sua identidade oculta até os dias de hoje, o artista já chegou a fazer um versão subversiva da Disneylândia, o documentário-que-pode-ser-mockumentário indicado ao Oscar Saia Pela Loja de Souvenirs e mais recentemente criou um hotel com a "pior vista do mundo", construído em frente ao muro de Israel, que serve para impedir a entrada de palestinos.
Estilo: Banksy tem aversão ao poder/autoridade e utiliza ícones pop não só para tocar na ferida, como para deixá-la exposta.
Site: banksy.co.uk





Hush

Nacionalidade: britânico.
O que faz: grafite, colagem, pintura, sticker e estêncil.
História: Nascido na Inglaterra e formado em design gráfico, Hush viajou para os quatro cantos do mundo, mas se encantou com a cultura nipônica, a qual usa de inspiração em seus trabalhos.
Estilo: é mais conhecido por suas gueixas, mas ele também possui uma série de artes com personagens de hentais. Ele gosta de explorar o corpo feminino, mesclando colagem com a poluição visual dos muros.
Site: studio-hush.com





Cranio

Nacionalidade: brasileiro.
O que faz: grafite.
História: Fabio de Oliveira Parnaíba, mais conhecido pelo nome artístico de Cranio, desbrava os muros desde 98, tendo Salvador Dalí como maior influência.
Estilo: o grafiteiro representa os brasileiros como índios azuis na selva de pedra, explorando questões como o nosso complexo de virá-lata e as terras que os indígenas vem perdendo.
Site: cranioartes.com





Kobra

Nacionalidade: brasileiro.
O que faz: grafite, pintura e pintura em 3D.
História: um dos expoentes da neovanguarda no Brasil, Eduardo Kobra ficou conhecido principalmente pelo projeto Muro das Memórias, em São Paulo. Contudo, em seu currículo, tem trabalhos para o Green Peace e já expôs em países como Inglaterra e França.
Estilo: segue a linha mais realista, fazendo retratos multicoloridos de famosos e cenas icônicas.
Site: eduardokobra.com





MTO

Nacionalidade: francês.
O que faz: grafite e pintura 3D.
História: não se sabe muito sobre ele, só que nasceu na França e viveu sete anos em Berlim. Sua identidade e paradeiro atual são desconhecidos.
Estilo: ele segue vários estilos, mas ficou conhecido por sua série realista e em p&b de famosos e cenas de filmes, como O Iluminado e O Silêncio dos Inocentes.
Site: não tem site oficial, mas você pode acompanhá-lo na sua página do Facebook ou Flickr.





Pixel Poncho

Nacionalidade: italiano.
O que faz: Grafite, pintura e escultura.
História: também com poucas informações pessoais divulgadas, sabe-se que seu nome real é Marco Bertolli e que nasceu em Turin, na Itália.
Estilo: Pixel procura unir o orgânico com o mecânico, sempre criando obras nas quais máquinas estão em decomposição, interagindo com humanos ou com a natureza. Esses robôs muitas vezes são reconstituições de ícones da cultura pop, como o Homem de Ferro e Darth Vader.
Site: Não tem um site oficial, mas tem um portfólio no Behance.





Ananda Nahu

Nacionalidade: brasileira.
O que faz: grafite, estêncil e colagem.
História: a baiana é formada em artes visuais e resolveu mergulhar no mundo da street art começando pelo estêncil e chegando às pinturas ao ar livre. Junto com o colega Izolag, montou a Firme Forte Records, coletivo artístico que enaltece a cultura negra através dos muros.
Estilo: Ananda procura mostrar a mulher negra, fazendo retratos de cantoras como Nina Simone, Judy Mowatt e Billie Holiday e ativistas políticas como Angela Davis e Kathleen Cleaver. Tudo isso com uma saturação elevada e um toque de tropicalismo.
Site: anahu.com.




quedelicianegente.com