Sim, o QDNG dará uma pausa. Eis uma “carta aberta” (/Taylor) com os motivos.



Se este post fosse escrito em papel, acredite, a lixeira ao lado da minha escrivaninha estaria transbordando. Mas não há outro jeito de falar isso a não ser do direto: o QDNG dará uma pausa.

Sendo bem sincero, eu, Édipo, o capitão do navio, preciso dar uma pausa do site. Como não consigo simplesmente delegá-lo complemente e seu funcionamento em sua maioria depende de mim, ele entrará num hiato por tempo indefinido. Calma, voltamos antes do segundo disco da Nicola Roberts sair, quem sabe até antes dos da Kerli e Sky Ferreira - lembre-se: até o aNTi chegou ao mundo.

Brincadeiras à parte, vou explicar os motivos.

Nesses quase 9 anos (sim, já faz tudo isso), o site me proporcionou coisas incríveis. Conheci lugares e pessoas que não conheceria nunca se não fosse considerado "da imprensa". Ganhei alguns presentes bem bacanas. Fiz muitos amigos, alguns dos quais realmente posso contar na vida on e off line. Até viajei pela primeira vez de avião por causa do QDNG, vejam só!

Em parte por estar sempre em contato com novas pessoas, eu cresci junto com o site e ele cresceu junto comigo. Sério, eu não mudaria uma vírgula na maioria dos posts, mas olho para outros e penso "nossa, eu era meio babaca nessa época". E posso dizer que o QDNG também me fez crescer muito profissionalmente (pra quem não sabe, trabalho na direção arte de uma agência de publicidade), por me manter irremediavelmente informado e por ser uma plataforma para eu exercitar diariamente a minha criatividade.

Como nem tudo são flores, empecilhos já me fizeram pensar em parar várias vezes. Alguns exemplos? Rotineiramente me deparo com cópias descaradas de nosso conteúdo - seja de sites iniciantes, que não sabem (ou ignoram) que isso é errado, seja de sites já consolidados, que julgam que nada vai acontecer por serem "maiores" que a gente. Ou então a interação quase inversamente proporcional de quando acertamos e/ou quando temos um trabalho enorme para a criação de alguns conteúdos, às críticas pesadas e mal educadas de quando raramente (supostamente) erramos.

Um dos motivos que me levaram a segurar as pontas quando a vontade de parar batia é que, também com certa frequência, recebemos elogios espontâneos. Os mais legais são daquelas pessoas que enxergam que o site dá um trabalho muito além de escrever - o que já não é pouco, pois na internet é preciso escrever bem, escrever rápido e escrever em quantidade. Como aqui prezamos muito a parte visual da coisa, às vezes mirabolantes manipulações de imagem eram feitas para ilustrar os posts, o mesmo serve para os destaques aí de cima. Para termos visitas, também é preciso manter as redes sociais (Twitter, Facebook, Instagram, Tumblr, Google Plus, Spotify... Ufa!) ativas e atualizadas. E bem, tudo isso era euzinho que fazia.

Talvez eu esteja fazendo algo errado, mas mesmo tendo uma idade que em teoria já deveria ser bem estabelecido, o site nunca foi popular suficiente para ser rentável. Ironicamente penso que esse apreço à qualidade talvez seja um dos problemas que nos levam a esse status - afinal a gente sabe que a Sra. Qualidade e a Sra. Popularidade não se dão muito bem na maioria dos casos.

Sendo assim, sempre encarei o QDNG mais como um hobby - um hobby sério e bem trabalhoso, mas um hobby. Só que a verdade é que esse "passatempo" passou a não ser mais tão prazeroso, pois monopolizava meu tempo e estava afetando a minha vida pessoal e até saúde. Qual é o propósito real de virar a madrugada cobrindo um Grammy ou um Oscar e ficar um zumbi durante o dia, para ganhar uns likezinhos e nenhuma grana? Entendem o meu ponto?

Ainda estou passando por um período de "desintoxicação", sentindo um enorme vazio de propósito, porque faz muito parte de quem eu sou o papel de informante. Mas noto que tomei a decisão certa quando percebo que, nessas pouco mais de duas semanas que deixei de atualizar o site, estou praticamente me sentindo em férias, descansado, bem humorado e com tempo para cuidar da minha própria vida. Sim, eu sinto muito por dizer isso, de verdade.

Para finalizar, gostaria de salientar que não, esse não é um fim do "legado QDNG". Como me conheço bem, tenho certeza que um dia o site volta, talvez mais em breve do que eu imagine. Talvez volte de uma outra maneira (nunca se sabe se a gente vai gravar um álbum de jazz, nénom?). Talvez eu me dedique a algum outro projeto nesse meio tempo. Eu realmente não sei. E estou me sentindo ótimo em não ter a responsabilidade de saber.

Aviso sobre qualquer novidade nas redes sociais do site ou nas minhas próprias (Facebook aqui, Instagram aqui e em breve estarei reativando meu Twitter pessoal). Até depois.

P.S.: há alguns posts especiais que estávamos desenvolvendo que devo publicar em modo retroativo assim que os finalizar.
quedelicianegente.com