Seria “Baby Don’t Lie” da Gwen Stefani um kibe da cantora sueca Ji Nilsson?



A recém-lançada "Baby Don't Lie", novo single da Gwen Stefani, vem recebendo (inclusive de leitores do blog) acusação de que teria, no mínimo, se inspirado em "Heartbreakfree" da cantora sueca Ji Nilsson.

E, de fato, o arranjo da música, produzida por produzida por Benny Blanco e Ryan Tedder, parece uma versão acelerada da outra canção, bem como há algumas similaridades na letra. Compare ambas:





Mas muita calma. Vamos por partes. Primeiro, se pensou em comentar algo do tipo "who?", desmerecendo a outra artista por ser menos conhecida, recomendamos que leia esse outro post aqui.

Segundo, será que se parecem a ponto dessa similaridade ser considerada um sample não autorizado? Afinal, exemplos como M.I.A., Clean Bandit e até coisas do No Doubt despertam nossa memória ao escutá-la, principalmente na mistura de instrumentos de percussão e acústicos de um jeitinho meio "música típica cigana/nórdica/oriental".

Terceiro que, numa política de boa vizinhança e ponto final na polêmica, à la Sara Bareilles com "Roar", a própria Ji admite que, embora concorde que se pareçam, leva na esportiva:

"Não fiquei à espera de dizer que um artista famoso copiou a produção da minha música. Blogs começaram a escrever sobre o assunto e as pessoas concordaram, então ouvi 'Baby Don't Lie' e sim, concordo que soa como 'Heartbreakfree'. Mas como eu disse, amo a música de Gwen Stefani e eu estou feliz que agora tenho um monte de novos fãs!" disse a moça no Twitter.

Parecidas ao não, a gente continua amando Gwen e agora abrindo mais um espacinho no coração (e playlists do iPod) para mais uma delicinha musical vinda da Suécia. Eita país lindo!
quedelicianegente.com

Um comentário :

  1. Plagio ou não, música uó da Gwen gente. Saudades daquela vibe louca de "what you waiting for?"!!!

    ResponderExcluir