‘O Trono de Fogo’: Rick Riordan está cada vez melhor!


Se você é fã de literatura fantástica, provavelmente já conhece o trabalho do escritor americano Rick Riordan, conhecido principalmente pela série literária Percy Jackson e os Olimpianos.
Riordan pode não ser nenhum ganhador Prêmio Nobel da Literatura, mas dentro do que se propõem a fazer - livros infanto-juvenis de aventura - o cara manda bem, MUITO BEM MESMO. Lembrando àqueles que menosprezam livros menos "cabeça", que tem uma ~pessoa aí~, chamada J.K. Rowling, que mudou a história literatura, consequentemente a do cinema, e deixou sua marca na cultura pop para sempre, fazendo justamente isso: livros para ""crianças"".
Alheio à tão acalorada defesa, o escritor continua a trabalhar em seus livros, onde talvez a melhor qualidade seja justamente a despretensão. E o espantoso: trabalhando num ritmo pra lá de frenético, escrevendo e lançando livros de séries paralelas, num curto espaço de tempo. Entre elas estão Os Heróis do Olimpo e As Crônicas dos Kane, já comentadas aqui, que juntas possuem 4 livros principais (+ 1 complementar), publicados só do ano passado para esse, e novos marcados para 2012.
Mas nosso assunto principal aqui será o 2º livro da série As Crônicas dos Kane, O Trono de Fogo, lançado no Brasil em outubro, que sucede A Pirâmide Vermelha, já resenhado pelo blog, no post linkado há pouco. Sendo assim, fica o aviso de que a seguir haverá spoilers pra quem ainda não o leu. Prossiga por sua conta e risco.
O escritor já havia provado sua capacidade de misturar aventura, humor, drama, valores benéficos (sem ser piegas), contemporaneidade e narração ágil, com toda sua obra. Mas principalmente com O Herói Perdido (da série Os Heróis do Olimpo), considerado por muitos - entre eles, eu - seu melhor livro. E agora, em O Trono de Fogo, novamente mostra uma carga de todas as suas qualidades. Trono não consegue superar Heróis, mas é por bem pouco. Aliás, é mais por questões além-livro, pois As Crônicas dos Kane é uma série mais jovem, enquanto Os Heróis do Olimpo dá continuidade à já estabelecida Percy Jackson e os Olimpianos.
Mas paremos de "pagação de pau" e vamos à resenha oficial:

Os deuses do Egito Antigo foram libertados no mundo atual, e desde então Carter Kane e sua irmã, Sadie, vivem mergulhados em problemas incomuns à maioria dos mortais. Descendentes da Casa da Vida, ordem secreta que remonta à época dos faraós, os dois têm poderes especiais, mas ainda não os dominam por completo – refugiados na Casa do Brooklin, que se tornou um local de aprendizado para novos magos, eles correm contra o tempo. Seu inimigo mais ameaçador, Apófis, a serpente do caos, está se erguendo. Se eles não conseguirem impedi-lo, em poucos dias o mundo encontrará um final trágico.Para que tenham alguma chance de derrotar as forças do caos, eles precisarão pedir a ajudar de Rá, o deus do sol. Despertá-lo, porém, não será uma tarefa fácil: nenhum mago jamais conseguiu. Primeiro, Carter e Sadie terão que rodar o mundo em busca do Livro de Rá, para só então começarem a decifrar seus encantamentos. E, é claro, não podemos deixar de mencionar que ninguém - ninguém - tem ideia de onde está o deus.

Vamos um pouco além do dito na resenha, mas em revelar muito. O Trono de Fogo traz vários personagens novos, principais e secundários. Dentre os mais interessantes estão: Walt, um jovem mago por quem Sadie passa a ter uma paixonite (mas não, ela não esqueceu do amor platônico pelo deus da morte gatinho, Anúbis), que guarda um segredo de gerações e Bes, o deus anão imprescindível tanto na jornada dos irmãos Kane, como na trama em si, responsável pela maioria dos 'alívios cômicos' do livro.


Carter, Sadie, Bastet, Ísis e Hórus.

O humor aliás é um dos pontos fortes. Há momentos HILÁRIOS, até mesmo nos pontos mais periculosos do história (um deles envolvendo Pokémons... Aguardem, hahahaha!). E além de tais monstrinhos japas, há outras diversas referências pop atuais, como Facebook, produtos da Apple e até Adele!


Set, Anúbis, Zia, Walt e Bes.

Mesmo com umas quase 400 páginas de letras miúdas, você irá devorar O Trono de Fogo em questão de poucos dias e se desesperar pelo próximo, que não foi lançado nem nos EUA ainda, que dirá por aqui...!
Mas não se preocupe (muito), porque o 2º livro d'Os Heróis do Olimpo, O Filho de Netuno, será lançado no Brasil na primeira quinzena de maio.
Enquanto isso, os convido a ler aqui o primeiro capítulo d'O Trono.
_

2 comentários :

  1. O Trono de Fogo é muito bom mesmo, eu achei ele beeem melhor que o A Pirâmide Vermelha, que pra mim parece feito às pressas. O jeito do Riordan de narrar é muito bom, ou você lê os livros em três dias ou não lê. Ansioso demais por O Filho de Netuno!

    ResponderExcluir
  2. Eu já li e realmente é um ótimo livro!
    Estou muito ansioso pro 3 livro das Crônicas dos Kane :D
    (Sadie é a razão desse livro ser ÓTEMO)

    ResponderExcluir