
Chegamos a julho e creio que a maioria de vocês já estão de férias da escola ou faculdade. Período ótimo para ler uns bons livro! Então, resolvi fazer um post indicando dois livros que li atualmente (na verdade estou SEMPRE lendo, afinal passo horas - no plural - do meu dia em transporte público). Sendo que ambos tiveram seus direitos comprados por Hollywood e, em breve, estarão nas telonas. E geralmente, por melhor que sejam os filmes, os livros superam suas adaptações, então é melhor você lê-los... Agora.
#1 Sangue Quente - Isaac Marion
O nome. A capa. O protagonista morto-vivo que come (no sentido alimentício, tá?) humanos. Coisas que pode te fazer pensar que se trata de (mais) um livro sobre vampiros. Mas não é. Sangue Quente é um livro sobre zumbis.
Aí você vai pensar: "Lá vem mais uma história de seres humanos tentando sobreviver num mundo devastado, após um apocalipse zumbi...". E você estará certo. Em partes, pelo menos. É que nosso história é contada na perspectiva de um... Zumbi.
Isso mesmo, nosso protagonista é um "jovem" morto vivo chamado R (ele não lembra de seu nome completo, e nem de seu passado), que sofre de crise existencial. Em um dos rotineiros ataques aos seres humanos, R, sem motivo, acaba não matando um deles, ela, na verdade, Julie. E claro, eles se apaixonam. Essa relação quase necrófila deixa o mundo dos dois de ponta cabeça. Também descobrimos curiosidades interessantes (sob a ótica do autor, óbvio), como o porquê eles comem cérebro.
Você: "Oh, não é sobre vampiros, mas é bem Crepúsculo, hein?" E desde quando Crepúsculo é o único livro do mundo a abordar amor platônico? O que aconteceu com Romeu e Julieta e uma infinidade de outros livros que têm essa temática como cerne?
Confesso que Sangue Quente tem seus defeitos, como uma visão não muito científica do assunto. Algumas coisas chegam a ser absurdas, como os detalhes da "vida" em sociedade dos zumbis. Não que haja parâmetros de "pode" e "não pode", afinal estamos tratando de um ser fictício... Ah, também não gosto de narrações em primeira pessoa, no presente. Mas dá pra se acostumar. Como nerd assumido, e fã do gênero, num primeiro momento pensei ser uma grande heresia, que se George Romero estivesse morto ele estaria se remexendo no túmulo (com o perdão do trocadilho). Mas de modo geral é um livro muito bom, e a condição de zumbi acaba sendo mais uma metáfora para reflexões mais profundas, como preconceito, sentido da vida e significado da morte. Vale muito a pena!

Ah, também tem um detalhezinho da diagramação que deixa o livro mais legal: Os capítulos não tem títulos, mas sim ilustrações detalhadas de algum órgão humano.
Como eu revelei no começo do post, o livro já teve seus direitos autorais comprados para o cinema. Como protagonistas teremos Teresa Palmer (O Aprendiz de Feiticeiro) e Nicholas Hoult ♥ (sim, o Fera de X-Men - Primeira Classe), interpretando Julie e R, respectivamente. A direção é Jonathan Levine (Doidão, Tudo por Ela), e as filmagens estavam marcadas para começar agora, no meio do ano.
#2 Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Jogos Vorazes não é exatamente novidade. Foi lançado em 2008 nos EUA, e aqui no Brasil, em setembro passado. Mas, sei lá porquê, só fui lê-lo há um mês atrás. E olha, não sei como vivi antes disso, hahaha! É muito foda! Pra quem não conhece a história, é o seguinte:
Estamos num futuro pós-apocalíptico, e onde anteriormente era a América do Norte surgiu uma nova nação, chamada Panem. Ela é dividida em 12 distritos, controlados pela ditadora Capital. Quase 80 anos antes do período em que a trama se passa, tais distritos de rebelaram contra a Capital, mas sem sucesso. Como forma de punição, e para mostrar quem manda, foram criados os Jogos Vorazes: Uma menina e um menino, de 12 a 18 anos, são escolhidos todos os anos, em cada distrito, e são obrigados a participar de um reality show transmitido para toda a nação. É uma espécie de No Limite macabro, onde além de lutar pela sua sobrevivência num ambiente hostil, precisam matar uns aos outros, pois o vencedor é o último que sair vivo.
Como protagonista temos Katniss Everdeen, uma garota de 16 anos, moradora do distrito mais pobre, que se oferece para participar no lugar de sua irmã mais nova, que foi sorteada. Desde então acompanhamos a garota em sua saída do distrito até a Capital, e sua evolução nos Jogos. Em meio a isso há um triângulo amoroso entre Katniss, Peeta Mellark, o outro participante dos jogos de seu distrito, e Gale Hawthorne, seu companheiro de caça. Mitos, ficção científica e uma crítica a sociedade do espetáculo se misturam a uma narração ágil, que tornam impossível que você largue o livro enquanto não terminá-lo.

Na série ainda há outros dois livros, o Em Chamas (já lançado no Brasil) e o Mockingjay (ainda não). Os direitos para a adaptação nos cinemas já foram comprados, e a trilogia virará 4 filmes (possivelmente role divisão no último, seguindo a linha de Harry Potter e Crepúsculo). O primeiro filme estreia em 23 de março de 2012 nos EUA, e já está avançado nas gravações e produção. No elenco temos Jennifer Lawrence (sim, a Mística de X-Men - Primeira Classe) como Katniss, os gostosos Josh Hutcherson e Liam Hemsworth, como Peeta e Gale, respectivamente, entre outros (tipo até o Lenny Kravitz, sério!).
_
Ta anotado aqui, apesar de não estar de férias tmb tenho mtu tempo no onibus e metro haha.
ResponderExcluirDeixo uma indicação tmb, o livro Elixir, da Hilary Duff.
Li há pouco tmepo e gostei mtu, história que prende prende, mtu legal.
Deu muita vontade de ler Sangue Quente!
ResponderExcluirE nessa coisa de livros que vão virar filme, deixo a dica de Um Dia, que vai ter a linda da Anne Hathaway como protagonista <3
É um dos romances mais lindos que eu já li. Diferente de tudo, pelo jeito como é escrito, e como os capítulos são apresentados etc.
Recomendo.
Hj eu tava na saraiva e fui ler o primeiro capítulo de sangue quente, n sei se gostei, achei meio chato algumas coisas, acho q foi o modo da narrativa msm, e tmb pq já cansei dessa história de fim do mundo e zumbis, mas como so li um capítulo n dá pra falar mtu coisa, so qo livro é interessante e que deve ser meio chato no começo e depois deve melhorar, so n comprei pq tava 34 e eu vi por 22 na internet rs.
ResponderExcluirAgora o outro livro eu sinto q vou gostar mtu, vo procurar depois.
Recomendo outro livro que vai virar filme, A Passagem.
ResponderExcluirSim é de vampiros, mas diferente de todas essas outros clichês.
É uma trilogia e somente o primeiro livro foi lançado.
Vale muito a pena ler, é muito interessante a perspectiva adotada sobre os vampiros que são todos monstros carnívoros comedores de humanos, mas claro, tem a principal vampira que é boazinha e não come humanos.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNossa eu li Jogos Vorazes e tbm não sei como foi minha vida antes dele AHAHAHHAHAHA, nunca fiquei tão assim com um livro desde Harry Potter e as Relíquias da Morte ... estou lendo "Em Chamas" agora, e PQP QUE LIVRO BOOM. Recomendo a todos.
ResponderExcluir