Agora, nos quadrinhos, o “Homem de Ferro” é uma mulher negra chamada Riri Williams



A Marvel, que sempre foi mais avant garde no que diz respeito à diversidade nos quadrinhos, deu mais um close certo após outros recentes acertos, como a atual Thor ser a Jane Foster, a Ms. Marvel, que é uma menina muçulmana, ou até mesmo Miles Morales, uma das versões do Homem-Aranha, que é um negro com origem latina, entre vários outros exemplos.

A editora anunciou hoje, através da Time, que sua nova série de quadrinhos, intitulada Invincible Iron Man, terá uma mulher negra assumindo a armadura do Homem de Ferro do Tony Stark.

As HQs darão continuação aos eventos do arco Guerra Civil II, trazendo Riri Williams (coincidentemente o nosso apelido carinhoso para a Rihanna rs), uma jovem prodígio da ciência, que entrou no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) aos 15 anos e criou sozinha uma armadura baseada no antigo modelo de Stark.

Na entrevista à revista, Brian Michael Bendis, o quadrinista  responsável pelo projeto, comentou que a personagem surgiu "de maneira orgânica", inspirada no "caos e violência" da atualidade. "Foi assim que nasceu a história desta jovem e brilhante mulher, cuja vida foi marcada pela tragédia, e que poderia facilmente ter sua vida abreviada pela violência aleatória da rua, mas que foi à faculdade e foi muito inspiradora para mim", explanou.

Já sobre os possíveis comentários racistas que a escolha gerará entre alguns "fãs", declarou: "Em alguns comentários on-line, eu não acho que as pessoas percebam quão racistas elas soam. Não estou dizendo que se você critica você é racista, mas se alguém escreve 'por que precisamos de Riri Williams se já temos Miles?' é algo estranho a dizer. Eles são indivíduos como o Capitão América e Ciclope são. Tudo o que posso fazer é expor meu caso para o personagem e talvez eles percebam, ao longo do tempo, que esse tipo de pensamento não é o mais progressista."

A gente só fica na torcida para que esse progresso não fique apenas nas páginas dos quadrinhos, mas também venha às telonas, nas adaptações cinematográficas da Marvel. Por exemplo, com Scarlett Johansson mesmo, que recentemente se tornou a atriz mais rentável de Hollywood com a Viúva Negra, mais ainda não ganhou um filme solo.
quedelicianegente.com