Resumão “Grammy Awards 2016”: redcarpet, performances, ganhadores e tudo que rolou na premiação



Finalmente chegou a grande noite da exibição da primeira e mais importante premiação musical do ano: o Grammy Awards!

A 58ª edição do evento rolou nesta segunda-feira (dia 14) no estádio Staples Center, em Los Angeles, e foi o palco de grandiosas performances, de inusitados encontros musicais e de várias homenagens.

Conforme vocês já estão acostumados, separamos tudo que de mais importante rolou - afinal ninguém merece uma premiação de mais de três horas em plena madrugada de segunda-feira, né gente? Clicando em "leia mais" tem os looks do redcarpet, as performances e, claro, os ganhadores.



Confira o que os famosos vestiram no evento. Ênfase para o visual da Lady Gaga, que virou meme na internet (falaremos disso já, já); para as super-fendas de Taylor Swift e Ciara; e para o visual, digamos assim, lúdico de Florence Welch, Skylar Grey, Bonnie McKee e Tove Lo.













Aviso! Até o fechamento da matéria, o único player disponível em HD foi o utilizado no post. No entanto, ele pode ser meio chatinho, gerando janelas de propaganda.

Taylor Swift abriu a noite com o último single do álbum 1989, "Out Of The Woods", num palco à la Tim Burton, contando com a participação do produtor da canção, Jack Antonoff, também conhecido pelo projeto Bleachers e por ser o guitarrista da banda fun.



Num palco cheio de luzes vermelhas, duas gerações de jovens cantores country se encontraram. Carrie Underwood e Sam Hunt cantaram um medley de "Heartbeat" e "Take Your Time".



Iniciando com o hit "Can't Feel My Face" envolto de luzes LED, The Weeknd trouxe aos espectadores o mais recente single do disco Beauty Behind The Madness, "In the Night", numa performance intimista.



Em mais um encontro proporcionado pela premiação, Andra Day cantou "Rise Up" ao lado de Ellie Goulding e a sua "Love Me Like You Do":



Também rolou uma dobradinha britânica/americana com James Bay e Tori Kelly arrasando nos gogós num medley acústico de "Let It Go" e "Hollow":



Rolou uma homenagem a Lionel Richie com a participação do próprio! John Legend começou a performance com "Easy". Depois chamou Demi Lovato, que arrasou nos vocais em "Hello". Depois tivemos Luke Bryan cantando "Penny Lover", Meghan Trainor "You Are" e ​Tyrese Gibson "Brick House". Finalizando com todos e Richie apresentando "All Night Long". Ufa!



A banda country Little Big Town fez uma performance linda de "Girl Crush":



O icônico Stevie Wonder se juntou ao grupo a cappella Pentatonix em "That's the Way of the World", homenagem ao Earth, Wind & Fire.



O elenco da peça Hamilton fez uma performance ao vivo direto da Broadway, com uma interessante mistura de poema, ópera e hip-hop:



Num contexto criticamente interessante, tivemos a raivosa performance de Kendrick Lamar. Iniciando com "The Blacker and the Berry" e vários dançarinos negros acorrentados numa prisão, tivemos ainda cores neon e exaltação das suas origens africanas ao som de "Alright".



Adele preferiu dar ênfase ao seu maior dom: a voz. A cantora fez uma apresentação arrepiante de "All I Ask", música co-escrita por Bruno Mars, acompanhada apenas de um som bem coadjuvante de piano.



Justin Bieber surgiu com uma apresentação simples da baladinha "Love Yourself". A performance culminou para uma explosiva e inusitada versão ao vivo do hit "Where Are Ü Now", sua parceria com o duo Jack Ü. Teve orquestra, teve Skrillex na guitarra e teve Diplo na percussão. O resultado lembrou um pouco Imagine Dragons.



Imagina ter a oportunidade de homenagear uma de suas maiores inspirações? Sem dúvida, Lady Gaga teve um dos grandes momentos de sua carreira ao fazer um tributo incrível a David Bowie, a lenda da música que faleceu no início do ano.

Com trocas de roupas, projeções mapping, telões, piano robótico e a participação de Nile Rodgers, Gaga fez um medley gigante de clássicos do Camaleão do Rock, como "Space Oddity", "Changes", "Ziggy Stardust", "Suffragette City", "Rebel Rebel", "Fashion", "Fame", "Let's Dance" e "Heroes".



A premiação ainda foi marcada de vários outros tributos, como Chris Stapleton, Gary Clark Jr. e Bonnie Raitt cantando "The Thrill Is Gone" do B.B. King; The Hollywood Vampires (a banda de Alice Cooper, Joe Perry e Johnny Depp) prestaram homenagem a Lemmy Kilmister do Motörhead; e Miguel cantou "She's Out of My Life" do Michael Jackson:







Alabama Shakes apresentou "Don't Wanna Fight":



Pitbull, Robin Thicke e Travis Barker (mistura improvável, hein?) mandaram "El Taxi" e "Bad Man" para fechar a cerimônia. Até a Sofía Vergara apareceu no palco!





Fora o combo redcarpet-apresentações-ganhadores, um evento desse tipo sempre rende assuntos à parte. Gwen Stefani, por exemplo, estreou o clipe do recém-lançado single "Make Me Like You" durante os comerciais, e P!nk anunciou a faixa inédita "White Rabbit" como música-tema do filme Alice Através do Espelho.

Rolou também cancelamentos de apresentações. Segundo o TMZ, Rihanna teve que cancelar de última hora a sua aparição (ela cantaria a música "Kiss It Better"), devido à bronquite. Lauryn Hill, que cantaria junto com The Weeknd, também não pode ir - de acordo à Billboard, porque foi anunciada como atração sem prévia autorização e por conflitos de agenda.

Mas falando de assuntos mais amenos, o look de Lady Gaga, também em referência a Bowie, virou piadinhas na web brasileira. Confira algumas delas:





E sobrou para a Taylor:







Por fim, os ganhadores. Entre os destaques tivemos Kendrick Lamar, que levou tudo nas categorias de "hip-hop"; Alabama Shakes, que foi contemplada com a maioria dos prêmios de "rock" e "música alternativa"; Mark Ronson e Bruno Mars ganharam a considerada a principal categoria, "Gravação do Ano"; enquanto Taylor Swift teve a consagração do 1989 como o "Álbum do ano".

Veja abaixo a lista das principais prêmios e no site do evento a versão completa.

Gravação do Ano: Uptown Funk - Mark Ronson ft. Bruno Mars
Álbum do ano: 1989 - Taylor Swift
Canção do ano: Thinking Out Loud - Ed Sheeran
Artista Revelação: Meghan Trainor
Melhor Performance Pop (Solo): Thinking Out Loud - Ed Sheeran
Melhor Performance Pop (Duo ou Grupo): Uptown Funk - Mark Ronson Feat. Bruno Mars
Melhor Álbum Pop (Vocal): 1989 - Taylor Swift
Melhor Clipe: Bad Blood - Taylor Swift ft. Kendrick Lamar
Melhor Gravação Eletrônica: Where Are Ü Now (Justin Bieber & Jack Ü)
Melhor Álbum Eletrônico: Skrillex And Diplo Present Jack Ü - Skrillex And Diplo
Melhor Performance Rock: Don't Wanna Fight - Alabama Shakes
Melhor Canção de Rock: Don't Wanna Fight - Alabama Shakes
Melhor Álbum de Rock: Drones - Muse
Melhor Álbum de Música Alternativa: Sound & Color - Alabama Shakes
Melhor Performance R&B: Earned It (Fifty Shades Of Grey) - The Weeknd
Melhor Canção R&B: Really Love - D'Angelo And The Vanguard
Melhor Álbum R&B: Black Messiah - D'Angelo And The Vanguard
Melhor Performance Rap: Alright - Kendrick Lamar
Melhor Colaboração de Rap: These Walls - Kendrick Lamar ft. Bilal, Anna Wise & Thundercat
Melhor Canção de Rap: Alright - Kendrick Lamar
Melhor Álbum de Rap: To Pimp A Butterfly - Kendrick Lamar
Melhor Álbum Urban Contemporâneo: Beauty Behind The Madness - The Weeknd
Melhor Performance Country (Solo): Traveller - Chris Stapleton
Melhor Performance Country (Duo ou Grupo): Girl Crush - Little Big Town
Melhor Canção Country: Girl Crush - Little Big Town
Melhor Álbum Country: Traveller - Chris Stapleton
quedelicianegente.com