Assista “Like a Soldier”, o controverso e desconfortável novo clipe do Monarchy



Entre uma ida e uma muito bem-vinda volta, o Monarchy desdobra-se entre sua compilação de covers, Re|Vision, e o trabalho integralmente autoral, Abnocto, ambos deste ano. E dando continuação ao segundo, lançam o controverso e documental "Like A Soldier".

Ironicamente marcando o temporário fim do duo, os vídeos do projeto próprio pareciam ter sido finalizados com a fragmentação geométrica conceitual de "Fractured World". Porém, seguindo a tônica "caseira" do último clipe do Re|Vision, "Boys & Girls" com Dita Von Teese, Armstrong e Black dão continuidade ao Abnocto. O novo vídeo mostra partes de uma gravação na qual uma jovem que pretende entrar no mercado pornográfico é entrevistada por um empresário.



Longe da recorrente sensualidade de Teese na videografia do Monarchy - iniciada em "Disintegration" -, em "Like A Soldier" há uma atmosfera desconfortavelmente sexual. A produção visual alterna a canção com diálogos legendados da moça e seu "entrevistador", denunciando a incômoda situação abusiva pela qual é submetida a modelo tcheca de 21 anos.

Seria de fato uma crítica à perversa relação do pornô com as mulheres, ao frágil e pudico puritanismo cristão, ao vazamento de vídeos íntimos na internet ou só mais um videoclipe puramente erótico? Não há respostas precisas, mas a letra e uma explicação da dupla ao site DuendeMad podem fornecer algumas pistas. De qualquer forma, fica aberta a polêmica para vocês pensarem enquanto assistem.
www.quedelicianegente.com