Ouça a deliciosa versão de “Feeling Good” de Nina Simone na voz de Lauryn Hill



Para acompanhar o futuro lançamento do documentário What Happened, Miss Simone? do Netflix, músicos se juntaram para compor uma trilha sonora de covers das mais marcantes canções da deusa do soul.

Intitulada Nina Revisited: A Tribute to Nina Simone, a compilação traz artistas como Lauryn Hill, Mary J. Blige, Usher, Common, Alice Smith e a filha de Nina Simone, Lisa, e está marcada para sair em 10 de julho nos EUA.

E já divulgaram o primeiro single, talvez a mais conhecida das faixas, o sucesso de 1965 "Feeling Good" na poderosa voz de Hill. A versão obviamente ficou incrível com o seu delicioso timbre e os riffs contagiantes de guitarra.

A cantora originalmente tinha concordado em gravar apenas duas músicas para o disco, mas ficou tão comovida com a experiência que acabou por gravar seis delas e co-produzir o registro com Robert Glasper. Ouça e vicie-se:



O produtor do documentário, Jayson Jackson - que foi produtor executivo do disco e anteriormente fez parte da equipe de empresários de Hill - já presenciou um show de Simone.

Ele contou que na ocasião "Nina foi levada até a coxia e disse para todos saírem. Eu não tinha ideia de quem ela era e estava preparado para sair do local até que vi as lágrimas da mãe de Lauryn. Eu lhe perguntei a razão de estar chorando e tudo o que ela conseguiu dizer foi 'Essa é Nina Simone, uma de minhas heroínas'. Esse foi o início da minha jornada de conhecimento sobre Nina. Eu não imaginava que 13 anos mais tarde eu conheceria sua filha e a ajudaria a contar a maravilhosa história da mãe. É muito mais que uma honra conduzir esses dois incríveis projetos".

Já Hill disse que "Por conta de ter bebido dessa fonte musical, ela e artistas semelhantes foram minha inspiração. Graças a eles eu acreditei no direito de ter uma voz. O exemplo de Nina claramente serviu de sustentação para uma uma geração que precisava de ídolos. É uma dádiva".

Lauryn prestou uma homenagem a Simone em um concerto neste mês no histórico palco Apollo no Harlem, Nova York, onde ocorreu a première do documentário. No show, 19 artistas formaram a banda que a acompanhou em temas como "Ne Me Quitte Pas" e "Black is the Color of My True Love's Hair". No fim da apresentação, ela disse "Obrigada por existir e por ser corajosa o bastante para falar, Nina Simone".

What Happened, Miss Simone? foi dirigido por Liz Garbus e estreia 26 de junho no Netflix, contando com cenas arquivadas e gravações raras, narrando a história do ícone em suas próprias palavras. Veja aqui o trailer, comentado no blog em abril.
quedelicianegente.com