Resumão Oscar 2015: melhores momentos, performances e lista dos ganhadores



Rolou neste domingo (dia 22) a 87ª edição do Academy Awards, ou simplesmente Oscar 2015. Apresentada por Neil Patrick Harris, que embora não tenha transmitido o charme e iconicidade de Ellen DeGeneres no ano passado, conseguiu segurar o cargo e levou a premiação num ritmo legal e, ainda bem, como a ela, menos careta do que a Academia costuma fazer.

Quantos aos ganhadores, Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) foi o grande vencedor da noite, com quatro estatuetas, incluindo "Melhor Filme" e "Melhor Diretor" para Alejandro González Iñarritu, seguido por O Grande Hotel Budapeste, também com quatro estatuetas, e Whiplash: Em Busca da Perfeição com três, enquanto Boyhood: Da Infância à Juventude, que aparecia na maioria das apostas, levou apenas um.

O evento também foi marcado por discursos inspiradores e performances musicais bem bacanas. Confira tudo isso clicando em "leia mais".



Não dá para não começar falando do look (mais especificamente das luvas) de Lady Gaga. Depois que a cantora - que arrasaria mais tarde em sua performance - surgiu no redcarpet, em poucos minutos a internet já estava tomada por memes. Olha só alguns:



Um momento incrível foi o discurso curto - e por isso direto - de Patricia Arquette ao receber a estatueta de "Melhor Atriz Coadjuvante" por Boyhood: Da Infância à Juventude. Feminista, a atriz defendeu a igualdade e de gêneros, citando o fato de que, ainda hoje, as mulheres ganham salários menores que os homens. Confira o vídeo do momento:



Meryl Streep, que competia na mesma categoria, não só aprovou a declaração, como demonstrou todo seu entusiasmo, para a alegria dos internautas.



Por falar em discursos, um bem emocionante foi o de Graham Moore, que subiu ao palco para receber o prêmio de "Melhor Roteiro Adaptado" por O Jogo da Imitação. O roteirista revelou que tentou cometer suicídio aos 16 anos, mas que agora estava feliz por ter chegado onde chegou. Lembrando que O Jogo da Imitação conta a história de Alan Turing, matemático que se matou após passar por uma castração química para "converter" sua homossexualidade.



Outras entregas de prêmios legais foram os de Eddie Redmayne como "Melhor Ator" por A Teoria de Tudo e de Julianne Moore de "Melhor Atriz" por Para Sempre Alice. Ambos ficaram emocionadíssimos! Dá pra acreditar que esse é o primeiro Oscar da carreira de Julianne? Viu Leonardo DiCaprio, #staystrong.





Para aliviar tanta tensão e emoção, Neil Patrick Harris, o apresentador, surgiu no palco só de cueca, fazendo referência à uma cena de Birdman.



Basicamente agora a gente já sabe porque o marido dele, David Burtka, tá sempre tão sorridente...







O Oscar 2015 também ficou marcado pela música e ótimas performances. A começar pela excelente abertura orquestrada por Neil. Num esquema de interação com a tela similar ao de Beyoncé no Billboard Awards 2011, fez uma homenagem grandiosa e super engraçada à história do cinema, com as participações de Anna Kendrick e Jack Black.



Não muito tempo depois, o muso absoluto do blog, Adam Levine, apresentou junto do Maroon 5 a música "Lost Stars", da trilha sonora do filme Mesmo Se Nada Der Certo.



A dupla canadense Tegan and Sara fez uma performance super divertida e colorida de "Everything Is Awesome" da trilha sonora de Uma Aventura Lego, ao lado da banda zuera The Lonely Island.



Rolou até a entrega de estatuetas feitas de Lego:





E, obviamente, zoeiras com isso:



Rita Ora fez uma apresentação de "Grateful", música tema do filme Além das Luzes, que concorria no prêmio "Melhor Canção Original".



Para as outras três performances que ainda rolaram na noite, é preciso segurar a emoção. Por isso vamos devagar, coisinha. Primeiro com Jennifer Hudson cantando "I Can't Let Go" no momento 'In Memorian' aos falecidos em 2014 ligados à indústria do Cinema.



Agora pegue o lenço para a apresentação incrível de "Glory" com John Legend e Common. A mesma música já havia sido apresentado no Grammy, mas agora, contextualizada com o Oscar - é trilha de Selma: Uma Luta Pela Igualdade, que aborda a história de Martin Luther King Jr., figura de importância vital na conquista dos direitos civis dos negros estadunidenses - ficou ainda mais emocionante.



Tanto, que um monte de gente na plateia chorou e aplaudiu de pé, como David Oyelowo, intérprete do protagonista no longa e até o Chris Pine:





E por fim, Lady Gaga ARRASOU numa performance intimista, mas grandiosa, em tributo ao filme A Noviça Rebelde (de 1965).



Acompanhada de uma orquestra, num medley das músicas "The Hills Are Alive", "Favourite Things" e "Climb Every Mountain", a cantora soltou todo seu potencial vocal (que quem é fã já conhece). Com isso, foi ovacionada pela plateia e recebeu a atriz Julie Andrews super emocionada.





Por fim, e não menos importante, a lista completa dos ganhadores:


Melhor filme: Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Melhor diretor: Alejandro González Iñárritu - Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Melhor ator: Eddie Redmayne - A Teoria de Tudo
Melhor atriz: Julianne Moore - Para Sempre Alice
Melhor ator coadjuvante: J.K. Simmons - Whiplash: Em Busca da Perfeição
Melhor atriz coadjuvante: Patricia Arquette - Boyhood: Da Infância à Juventude
Melhor roteiro original: Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Melhor roteiro adaptado: O Jogo da Imitação
Melhor animação: Operação Big Hero
Melhor filme estrangeiro: Ida - da Polônia
Melhor documentário: Citizenfour
Melhor edição: Whiplash: Em Busca da Perfeição
Melhor fotografia: Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Melhor direção de arte: O Grande Hotel Budapeste
Melhores efeitos visuais: Interestelar
Melhor edição de som: Sniper Americano
Melhor mixagem de som: Whiplash: Em Busca da Perfeição
Melhor figurino: O Grande Hotel Budapeste
Melhor cabelo e maquiagem: O Grande Hotel Budapeste
Melhor trilha sonora original: O Grande Hotel Budapeste
Melhor canção original: Glory - Selma
Melhor curta-metragem: The Phone Call
Melhor curta-metragem de animação: O Banquete
Melhor curta-metragem de documentário: Crisis Hotline: Veterans Press 1
quedelicianegente.com