Katy Perry com mais açúcar... Mas agora temos diabetes



Bom, esse post era para ter saído ontem, mas né, cadê tempo? O assunto é o mais comentado do mundo pop no momento (ok, exagero): O relançamento/deluxe do álbum Teenage Dream da Katy Perry, sob o nome Teenage Dream: The Complete Confection, agendado para 27 de março.
Ele contará com todas as faixas do CD original, mais três faixas novas (entre elas o novo single, do qual falaremos a seguir), a versão de "E.T." com Kanye West, a de "Last Friday Night" com a Missy Elliott, a acústica de "The One That Got Away" e, por fim, uma megamix de todos os singles.
Além desses detalhes, a capa (abaixo) também foi divulgada. Eu sei que tá todo mundo reclamando dela, mas desculpa Brasil, eu gostei! Ok, poderiam ter achado uma solução melhor, principalmente para a foto, mas curti as cores, a tipografia os degradês... Ficou com cara de propaganda de doces vintage, o que era o propósito... Sei lá, é um tosco legal, tipo a capa do Born This Way. haha!



Katy também aproveitou para anunciar o "novo" single, "Part Of Me" (veja a capa), que na verdade é uma versão remasterizada de uma demo homônima que vazou, se não me engano, em 2010 ou comecinho de 2011. Ele será lançado oficialmente no dia 21, embora alguns cogitem que a cantora possa apresentá-lo no Grammy, este domingo (o que acho difícil, pois dão preferência as músicas mais conhecidas... Vide o comercial do evento com a Adele, que deveriam colocar "Set Fire To The Rain", mas colocaram "Rolling in the Deep"). Abaixo a prévia da versão oficial:



Porém, nem tudo são flores, ou melhor, doces. Pelo contrário, está bem amarguinha essa história toda... Primeiro de tudo: Pra que? Kátia explica:

Esta é a completa história do 'Teenage Dream'. Foi uma honra igualar a Michael Jackson na Billboard Hot 100, mas é hora de olhar pra frente e tirar alguns pesos dos meus ombros. Então esta coleção especial é completa para meus fãs"

Mas a gente sabe que, na verdade, os objetivos são ~outros~... Pra que tanta gana? É a gravadora, que a vê como uma máquina de fazer dinheiro? É a cantora, que pegou o gosto pela coisa? Ou serão as duas coisas?
Foi em 2008 que Katy - a garota que antes cantava músicas cristãs - realmente estourou, através do polêmico single "I Kissed a Girl" (que está para os EUA, como "Shimbalaiê" está para o Brasil rs). Também foi nesse ano que ela lançou seu - se não contarmos o Katy Hudson de 2001 - álbum de estreia, o delicoso One of the Boys. Ele, somado ao visual pinup da cantora, era tudo que o cenário musical da época pedia, algo que beirava o frescor do indie pop, pelo som e roupagem, mas que conquistou o mainstream. Um tipo de "Lily Allen da América" (comparação que até gerou atrito entre ambas).
O tempo foi passando e Katy lançou outros singles, também de sucesso, como "Hot N Cold", "Thinking of You" e "Waking Up in Vegas"...
Aí o segundo CD foi anunciado, em 2010. E como se o simples fato da "pressão dos segundo disco" não bastasse, ainda havia toda a pressão por se igualar ou superar o sucesso do primeiro. Eu, embora torcesse pelo contrário, achei que seria um flop terrível. Mas não foi. Acho que a reza deu certo... Até demais.
Todos os singles do álbum, desde "California Gurls", foram grandes hits. Na verdade a maioria deles foram primeiro lugar na parada da Billboard, menos o último, "The One That Got Away". O que levou Katy a igualar o recorde de Michael Jackson de mais 1º's lugares num só álbum.
Mas tal sucesso não foi orgânico, natural, como no trabalho anterior. Não estou dizendo que não houve merecimento, mas que ele foi somado à diversas outras estratégias: desde colocar à venda N versões da mesma música... Até dar um jeito - mais efetivo que ex-BBB - de ganhar sempre notinhas em sites de fofoca, seja trocando a cor do cabelo, seja - alguns cogitam - casando-se e descasando-se, seja lançando games e outros produtos licenciados...
Sim, é mais ou menos a mesma estratégia de auto-promoção que a Lady Gaga (que coincidentemente "surgiu" na mesma época) faz, só que com bizarrices e roupas malucas. E mesmo sendo fã de ambas, confesso que não AGOENTO mais ver a cara delas. Sumam por uns dois anos e lancem outro CD, fias!

Update 11/02: Saiu "Part of Me" finalizada. Escute abaixo:


_

19 comentários :

  1. não precisa sumir, mas um novo cd já tá mais que na hora. Como Katy, já teria lançado outro album e estaria na gravação do clipe do segundo single.

    ResponderExcluir
  2. Katy, Rihanna e Lady Gaga podiam aprender com a Madonna antes de sairem lançando albuns a torto e à direita. Ficar uns 2 anos no ostracismo ou em turnê faria bem a imagem delas que não ficaria desgastada e PRINCIPALMENTE faria bem ao mercado que abriria espaço para outras artistas tão talentosos quanto. Ou alguém achar que se Madonna tivesse baixado a poeira no início de 2000 nos teriamos a Neidinha?????

    ResponderExcluir
  3. Concordo com tudo, mas pra mim ela só forçou a partir de TOTGA

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de falar da Rihanna... Mas essa história de lançar CD todo ano também não é legal. 
    É saudável ficar naquela expectativa por novo material. Se tudo é lançado perto, não dá tempo de sentir falta, sabe?

    ResponderExcluir
  5. Tudo é verdade, menos o "casando e descasando", afinal acho que submeter até a vida pessoal para se promover já é um pouquinho demais... Depois dizem que a Lana del Rey é "a" cantora mais fabricada do mundo, vê se pode... Enfim, a capa é legal, e também concordo quanto á isso de ficar lançando albúm todo ano. Mal ou bem, TN é de 2010. Mas a Katy Perry não ficou parada em 2011, então esse ano era totalmente um ano para des-can-so (dela e de sua imagem, as duas estão bem cansadas...) Mas não, lá vem ela com relançamento do TN. Podia muito bem esperar 2013/14 pra lançar um álbum novo, sei lá... Sem falar que mil singles e reedições de um mesmo álbum me lembram um CERTO CD da Rihanna, de 2007...

    ResponderExcluir
  6. "E mesmo sendo fã de ambas, confesso que não AGOENTO mais ver a cara delas. Sumam por uns dois anos e lancem outro CD, fias!" hahaha, assino embaixo.

    ResponderExcluir
  7. "Mais tal sucesso não foi orgânico"
    MAIS? MAIS? 
    MAS, né amigo?

    ResponderExcluir
  8. Esse a no a GAGA vai ser bem menos falada, porq vai ta em Tour, e não vai em tudo quanto é canto se divulgando, que nem fez ano passado. + Rihanna tbm tinha que da um tempo, porq pqp! Por mim todas elas davão um tempo & depois voltavam no mesmo ano. kkkkkkkkkkk IA SER LEGAL :)

    ResponderExcluir
  9. Acho que essen negocio de ficar lançando album,musicas etc o tempo todo,faz os lançamentos perderem totalmente a graça,alem de nos fazerem não querer ver a cara delas nunca mais.... se parassem com isso realmente dari espaço pra outras cantoras e artistas que podem ser melhores que elas surgirem!

    ResponderExcluir
  10. Concordo em tudo... tipo, AMEEEEEEEI a capa e vou comprar com certeza, mas podia ter pelo menos umas 5 ineditas, né? Alem dessa que a gente já conhece, deve ter Dressin' Up e outra nova. Ou seja, de nova, nova MESMO, só 1... eu to me desgastando dela por causa desse nogocio de querer bater o MJ. Se tivesse lançado Peacock eu ate relevaria, mas ai lançaram TOTGA e como viram que não rendeu tão correndo lançar outras. Desespero gritando. Que lance essas três ineditas como single, consiga o que ela quer, e suma!

    ResponderExcluir
  11. façam como madonna e britney. acabou a divulgação, acabou mesmo, somem, aparecem nas manchetes e tal e só. e voltam lindas e poderosas, em primeiro lugar sem a pretensão de barrar ou ser melhor que fulano e ciclano (é assim?), apenas por pq amam o que fazem e p agradar seus fãs e seguidores fieis. ponto.

    ResponderExcluir
  12. Se a ela quisesse ter batido MJ teria lançado Peacock, era hit na certa, mas preferiu lançar algo mais calmo. Tá certa, tem de aproveitar o buzz mesmo. E sempre aparecem falando dessa Lana, mas na boa, essa mulher é um saco e sem emoção.

    ResponderExcluir
  13. Ela/a gravadora não lançou Peacock porque seria um single perigoso, pelo seu duplo sentido. Embora a música seja um pop extremamente grudenta (e delicioso), podia não ser bem vista pelos americanos puritanos e ser um tiro pela culatra. Vide o barraco que o povo está fazendo só pq a M.I.A. mostrou o dedo do meio no Super Bowl... Agora imagine um música que fala "eu quero ver seu pin-to-to-to, seu pin-to-to-to" toda hora...

    ResponderExcluir
  14. Achei a capa do Teenage Dream meio careta e lançar só 3 novas músicas não achei muito legal. E também acho que o CD vai flopar porque em março, parece que a Madonna vai lançar o seu álbum MDNA e também parece que Xtina vai lançar seu novo álbum em março, então.... 

    ResponderExcluir
  15. Ai esse negócio de relançamento de album é uma bosta, sinceramente, a gravadora só está fazendo isso pra ela bater o tal  record do Michael, tomara que flope que nem a Ke$ha com o Cannibal.

    ResponderExcluir
  16. Mesmo sendo perigoso, ainda acho que ela deveria ter lançado peacock como single, fecharia teenage dream com chave de ouro. Aí, depois do barulho que a música causaria na mídia, era só sair pra descansar a imagem. E ela ficou estranha, com o cabelo loiro.

    ResponderExcluir
  17. E?? Vai flipar so por causa disso?? Na minha opinião o FLOP vai ser da MDNA que com esse tempo todo e experiencia lançou um single como o que ela lançou (Que n gostei e nem aprendi o nome)... Se o resto do álbum for do jeito desse single ela vai ser que nem a XSPB( xuxa so para baixinhos)... So vai vender porque ja é conhecido e não porque é bom...

    ResponderExcluir
  18. O negocio é que o TD é de 2010... Ela só lançou singles (6) e agr vai lançar um "relançamento" do álbum para não ficar fora da mídia com apenas um single, ela vai descansar... Li isso em algum lugar no twitter de um certo produtor... Ela não sai por ai lançando single todo mês nem videos todo dia... Diferentemente de certas cantoras!! Ela lança um single a cada 2 meses e assim como uma artista deve fazer ela divulga seu trabalho... Divulgar as musicas para que as outras pessoas escutem e gostem não é crime nenhum... Agora falar que o casamento dela e o divorcio foram uma jogada de marketing... O.o PFV! A vida pessoal não se mistura com o trabalho, isso deve ter saido da boca de alguem desocupado e mal amado... 

    ResponderExcluir